José Peseiro fez a antevisão do jogo de domingo na casa do rival V. Guimarães. O treinador admite que tem de ser ele próprio a perceber se Rafa está ou não nas melhores condições psicológicas para jogar, porque as notícias "podem mexer com a cabeça de um miúdo de 23 anos".
Corpo do artigo
Pedro Martins assumiu algum favoritismo: "Sobre o favoritismo deixo para vocês, o que é verdade, para nós e massa associativa, é que o nosso compromisso é em qualquer jogo e, neste que é especial, não vamos esconder, tal como fizemos na Supertaça, é fazer tudo para vencer. Mostrámos tudo na Supertaça, assumindo querer vencer, como fazemos todos os jogos tudo faremos para vencer".
Eficácia: "O Benfica não tem responsabilidade por não marcarmos os golos, dissemos que era injusta a derrota pelo que foi o jogo, o produto e processo, mas o que dissemos é que era injusto em oportunidades de golo. Sobre o que temos de melhorar, é a eficácia, porque criámos várias oportunidades, assim como reduzir os erros, mas não tivemos muitos. O Benfica foi muito eficaz, em dois erros surgiram dois golos, praticamente".
Reação da equipa à Supertaça: "Há uma forma global de sentir o resultado e uma forma específica de o sentir, avaliar o que fizemos, apurando coisas que temos que apurar porque estamos no início. A equipa está confiante, caso contrário não tinha feito aquele jogo com uma equipa que é campeã. Já deu a resposta a seguir aos 20 minutos de jogo. Fomos afirmativos, ambiciosos e é isso que queremos para amanhã. Queremos estar melhor em termos de organização, é um jogo difícil com envolvimento especial, bom jogo para o espectáculo, para as pessoas, jogadores, equipas, temos consciência do nosso valor, a equipa percebeu isso. Insatisfeitos pela derrota, pelos números, mas a equipa tem noção de que repetindo as coisas, melhorando, reduzindo os erros, somos ainda mais fortes. Agradecer a forma como a nossa massa associativa nos apoiou, ainda por cima com dificuldades em chegar ao estádio em função dos incêndios. A forma como se despediram e apoiaram foi muito boa. Esperamos que amanhã os bracarenses estejam em força em Guimarães. Vamos fazer tudo para dar felicidade".
V. Guimarães: "Novos jogadores, novo treinador, cedo para fazer avaliações objetivas. Treinadores e jogadores de qualidade, equipa que tem valor, tem qualidade, portanto não terei muito mais para dizer. Equipa de qualidade, com capacidade, normal que o V. Guimarães tenha boa equipa. Pelo valor do adversário, pelo apoio que tem, temos que estar muito bem para trazermos pontos do jogo de domingo".
Sobre Rafa: "Já disse isso, acontece com outros jogadores e equipa, evidentemente que imaginem o que é o Rafa sair do Braga, o Luiz Carlos e Josué também saíram e eram importantes, o que tentamos é que ele dê uma reposta muita parecida com o que fez no último jogo. Com oito dias de treino, teve aquele nível de qualidade, foi um dos três jogadores que mais correram. Quer dizer que está empenhado. Quero referir o Boly, porque fez um excelente jogo. Benfica não criou muitas oportunidades. É capaz de ter tido um erro, mas de resto foi implacável. Assumindo eu a responsabilidade se eles jogarem mal. Depois do jogo que fez, o Rafa tem ainda mais pretendentes, infelizmente para mim, porque queria que ele continuasse. Com ele o Braga é mais forte. Se sentisse que não estava em condições de jogar não jogava, agora tendo ele a possibilidade de enriquecer-se pode mexer a cabeça. Se ele não conseguir estar ao mesmo nível a responsabilidade é minha porque não percebi que com estas notícias todas, poderia ter uma quebra emocional, o que é normal para um miúdo de 23 anos. Ele é muito bom, e não digo mais para ele não ficar muito vaidoso".
Mudanças: "É possível que mude alguma coisa, para já muda o central. Todos terão oportunidade de jogar. Agora, no início do processo, não se muda cinco ou seis jogadores. Não se constrói um caminho andando por vários caminhos, embora sabendo que temos jogadores que poderão ser titulares noutro momento quando estiverem já com comportamentos consolidados. O treinador é o José Peseiro, escolhe a estrutura tática, a forma de jogar, e não vale a pena estar a olhar para o sistema do ano passado".
Alteração tática na Supertaça: "Disse que mudámos, mas o Rafa não é ponta-de-lança, é um segundo avançado. Pode dizer-se que era um 4x1x4x1 ou 4x2x3x1, mas disse que podíamos jogar em 4x4x2. Estou numa fase da minha carreira em que tenho as minhas e ideias e procuro jogar assim. Jogaremos em função das características dos nossos jogadores".
Hugo Miguel: "Sinceramente acredito nos árbitros, sei que é difícil ser árbitro, depois do jogo, naquele momento, posso ficar com emoção, mas até às vezes quando critico um árbitro dois dias depois arrependo-me. Se o faço com os jogadores até podia fazer com os árbitros, embora não tenha o número de nenhum árbitro, gosto do Hugo Miguel, não tenho mais nenhuma avaliação a fazer".
Ponta-de-lança: "Acreditando ou pensando que não vair nenhum jogador, basta um ponta-de-lança."