Conheça algumas curiosidades sobre o novo treinador do FC Porto.
Corpo do artigo
Conhece Iker Casillas e Varela
Do atual plantel do FC Porto, que vai orientar a partir de agora, Iker Casillas e Varela são os únicos jogadores que José Peseiro conhece. O guarda-redes trabalhou com o português no Real Madrid, em 2003/04, quando este era adjunto de Carlos Queiroz. Já o extremo fez parte do plantel do Sporting pela primeira vez em 2004/05, durante a passagem do técnico por Alvalade.
Homem de convicções fortes
Depois de deixar o Panathinaikos, em 2007/08, José Peseiro foi treinador do Rapid de Bucareste, experiência que esteve à beira de abortar antes do final da época. Na altura, para evitar ter de o indemnizar, o presidente do emblema romeno propôs-lhe o cargo de diretor-técnico, funções que Peseiro rejeitou, sublinhando que ou treinava ou deixava o clube. Manteve-se no cargo.
Adepto de touradas
Natural de Coruche, em pleno Ribatejo, José Peseiro é também um aficionado de touradas e é visto com frequência entre os forcados locais, com quem convive regularmente. Aliás, chegou a participar em espetáculos desta natureza, embora nunca de forma profissional.
Fã do 4x1x3x2 mas flexível para mudar
O esquema tático preferido de Peseiro é o 4x1x3x2, embora também aposte muito no 4x3x3, dependendo sempre dos jogadores que tem à disposição. No Braga, por exemplo, usou maioritariamente o 4x3x3 e teve sucesso. A equipa jogava bem e conquistou a final da Taça da Liga na temporada de 2012/13.
Foi ele que lançou João Moutinho
O pai futebolístico de João Moutinho é José Peseiro. Foi o treinador que o lançou no Sporting, em 2004, ainda com idade júnior. Habituado a olhar para a formação, também estreou Varela nessa equipa e chamou aos treinos Miguel Veloso, que mais tarde também se tornaria titular.