Extremo tem recusado todas as ofertas por pretender jogar nos dragões. Falta convencer o Famalicão com números
Corpo do artigo
Foi ainda bem antes de terminar o último campeonato que os nomes do FC Porto e Iván Jaime surgiram casados na mesma notícia pela primeira vez. Os portistas encontravam-se seduzidos pelas qualidades do espanhol e este não disfarçava a atração pela possibilidade de participar na Liga dos Campeões em 2023/24. O tempo foi avançando e o namoro, não obstante a insistência de várias fontes, foi-se mantendo à distância... até à venda de Otávio ao Al Nassr. Com uma vaga nas alas por preencher e Gabriel Veron (lesionado) afastado durante mais algum tempo, Sérgio Conceição apontou o reforço da posição como um desejo para a reta final do mercado e, segundo informações recolhidas por O JOGO, o perfil do extremo do Famalicão é um dos que o treinador sinalizou como potencial alvo ainda no final da época passada.
Hipótese de participar na Liga dos Campeões seduz o espanhol, que foi sinalizado por Conceição ainda no final da época passada. Sporting também fez uma abordagem, mas ainda não avançou formalmente.
A bola transita agora para o lado dos responsáveis da SAD do FC Porto, a quem cabe tentar convencer o "Fama" a vender Iván Jaime, que tem feito muita pressão para sair. As recusas do espanhol em jogar pelos famalicenses, de resto, são públicas e assumidas pelo treinador, João Pedro Sousa, que as justifica com questões do foro emocional. Iván quer representar os azuis e brancos e não o esconde aos mais próximos, porque está convencido que encaixaria como uma luva na ideia de jogo de Conceição. Por isso, recusou todas as sugestões que lhe foram apresentadas durante este período, enquanto desespera por uma ação concreta dos dragões. Do Wolverhampton ao Valência, sem esquecer os norte-americanos do Charlotte FC, todos bateram na ambição do extremo de 22 anos, por quem o Sporting também chegou a realizar uma abordagem, embora ainda não tenha avançado formalmente com qualquer proposta.
16918291
O maior obstáculo que o FC Porto enfrenta neste processo é mesmo a avaliação feita pelo Famalicão a Iván Jaime. Aproveitando o prémio de Melhor Jovem da Liga atribuído ao espanhol em 2022/23, Miguel Ribeiro tem apontado para valores na casa dos 10 milhões de euros, até porque 25% do passe do atleta ainda permanecem na posse do Málaga. O Charlotte FC, por exemplo, chegou aos 7 M€ numa primeira fase e, posteriormente, até se mostrou disponível para subir um pouco a oferta, mas ficando sempre abaixo dos dois dígitos.
16918360
A inclusão de jogadores do FC Porto na operação até seria um mecanismo que poderia ajudar a contornar as exigências do presidente da SAD do Famalicão. No entanto, a inclusão de Gonçalo Borges na operação, como chegou a ser sugerido durante o dia de ontem, não está, por esta altura, nos planos de ninguém, seja no Dragão ou no Olival.