Pereira da Costa anuncia custo estimado do Centro de Alto Rendimento do FC Porto
Pereira da Costa, candidato a CFO na lista de André Villas-Boas, explicou prazos, financiamentos e custos do projeto do Centro de Alto Rendimento do FC Porto, que a candidatura Só Há Um Porto pretende edificar no Olival
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Prazos: “Dividimos em três grandes fases: trabalhos preparatórios (6 meses), a fase 2, com o centro de alto rendimento funcional, com cinco campos de futebol e residência. Deixaríamos para outra fase a construção do pavilhão, edifício de apoio, bancada e loja-museu. Nesta primeira fase preparatória, com movimentação de terras, achamos que vai ocupar à volta de seis meses. A segunda fase, dos tais cinco campos e residência, pensamos que no final de 2025 poderíamos ter o centro a funcionar. Depois, mais 12 meses para as construções adicionais. O centro estaria 100% funcional em dezembro de 2026. Um prazo ambicioso, mas possível.”
Custos e investimento: “Caso o FC Porto avance para cumprimento de promessa compra e venda, os cerca de 19 hectares onde vamos ter a construção principal e os 12 adicionais, com espaços naturais, poderemos ter aqui 31 hectares por um custo total de 3,85 milhões de euros. Foram avaliados por entidade independente por cerca de 4,2 M€. A fase 1 e fase 2, com os cinco campos e residência, fruto de uma consulta junto de construtora de primeira linha, temos estimativa de 18 e 23 M€. A fase 3 está avaliada em cerca de mais 8 M€ adicionais. Pensamos que será possível um investimento total de cerca de 30 a 35 M€. Isto carece de algum trabalho adicional, mas é estimativa feita com algum rigor e com input de uma das grandes construtoras nacionais. É investimento relevante, mas vai gerar muito valor.”
Retorno: “As receitas que vão ser geradas assim que os jogadores façam o seu trânsito de ciclo competitivo entre formação e equipa principal e, depois de darem bons anos desportivos, sigam o caminho normal, gerando mais-valias. Se conseguirmos gerar mais 120 M€ ou 180 M€ em seis anos, este CAR, em dois três anos, está pago. As contas não são assim tão simples, mas quando estivermos em velocidade de cruzeiro, o potencial de rentabilização da infraestrutura é enorme. Vai gerar valor.”
Financiamento: “Para bons projetos, financiamento não falta. A recetividade de vários investidores internacionais é grande. Estamos a falar de uma enorme criação de valor e não será seguramente difícil encontrar parceiros financeiros que nos ajudem nesta empreitada. Temos confiança grande nesta vertente. Confiamos que vamos encontrar investidores interessantes.”