Declarações de Vasco Matos, treinador do Santa Clara, após a derrota por 2-0 com o FC Porto
Corpo do artigo
Santa Clara tem a primeira oportunidade do jogo e há uma grande defesa do Diogo Costa, mas aos 25 minutos perdia por 0-2. O que falhou? "Bem, acho que, como disse e bem, a primeira oportunidade é nossa, faltou-nos ali a eficácia e aí o jogo poderia ser um bocadinho diferente. Não conseguimos fazer, depois o FC Porto tomou conta do jogo, conseguiu criar-nos dificuldades, também por mérito da sua equipa e dos seus jogadores, têm obviamente muita qualidade, não conseguimos encaixar ali os timings de pressão e eles criaram-nos algumas superioridades por dentro e isso deixou-nos algo desconfortáveis no jogo. O que é que o primeiro golo surge de uma bola parada a nosso favor e o segundo é um lance de penálti. É crescimento, temos de crescer, obviamente que sim, faz parte do nosso trajeto, isto é uma maratona e temos que olhar para isto rapidamente e crescer com estes erros para amanhã sermos melhores."
Erros de crescimento para uma equipa que mantém a base da II Liga e que dá os primeiros passos na I Liga? "Sim, claro que sim, também temos consciência disso, temos plena consciência disso, por isso o caminho é longo. Sabemos o que estamos a trabalhar. Obviamente que contra estas equipas, estas equipas não falham, têm oportunidades e não falham, por isso nós temos que crescer. Tivemos oportunidades, mas o FC Porto tira-nos duas bolas ali junto à linha de golo, por isso é continuarmos a fazer o nosso trabalho de uma forma muito equilibrada e a acreditar cada vez mais naquilo que tem sido trabalhado nesta casa.
Santa Clara perdeu o jogo nos detalhes? "Claramente que sim, mas claramente que o FC Porto é um justo vencedor. Podíamos ter, se temos feito primeiro, o jogo poderia ter sido diferente, mas é ineficácia nossa, faltou-nos definir bem, por isso a vitória do FC Porto não tem contestação. Nós, na minha opinião, acho que este jogo também serve muito para crescer, porque percebemos claramente que contra estas equipas temos que fazer [golo] e não podemos errar nestes pequenos pormenores. Estes pequenos pormenores fazem muita diferença, por isso, é olhar para isto e retirar deste jogo aquilo que temos para trabalhar e para continuar a crescer."
Campeonato: "Temos consciência do campeonato que temos, também temos consciência de onde é que vimos e para onde é que queremos. Por isso, o trabalho vai ser árduo, temos que continuar muito concentrados e muito focados, mas acreditamos muito naquilo que estamos a fazer aqui dentro desta casa. Aproveito também para agradecer mais uma vez o apoio dos nossos adeptos, que são extremamente importantes, por isso um abraço para eles também e obrigado."