Pepe: "Saí de casa de bicicleta e fui até ao Gerês a pedalar para pôr as ideias no lugar"
O ex-defesa revelou que a mãe de Ronaldo e a restante família ajudaram a cimentar a amizade de longa data. E revelou que a reforma foi decidida a pedalar
Corpo do artigo
Na "Conversa com Campeões", Pepe revelou alguns dos pormenores da amizade com Cristiano Ronaldo, que só aconteceu com um empurrãozinho da família do capitão. “Quando estava no Marítimo, conheci primeiro a família dele: mãe, pai, irmãos, tios e primos. Depois, fui fazer um teste no Sporting e conheci-o. Na academia do clube há uma porta que dá acesso a dois quartos. O dele era ao lado do meu”, lembrou.
Pepe rumaria ao FC Porto e Ronaldo ao Manchester United. No entanto, os amigos viriam jogar juntos pelo mesmo clube, o Real Madrid, entre 2009 e 2017. Aí estreitaram laços. “Ele foi a contratação galáctica, mas a minha foi muito contestada. Quando cheguei ao aeroporto levava uma bolsa. Um jornalista perguntou-me se trazia os 30 milhões de euros que custei”, lembrou ontem.
Questionado sobre o final da carreira, aos 41 anos, o antigo futebolista explicou que decisão nunca esteve relacionada com a idade. Na verdade, no final do percurso de Portugal no Euro’2024, Pepe recebeu propostas de vários clubes estrangeiros, mas a “relação umbilical” com o FC Porto falou mais alto.
“Estava há cinco anos e meio em Portugal e não era justo deixar o FC Porto. Saí de casa de bicicleta e fui até ao Gerês a pedalar para pôr as ideias no lugar. Cometi uma loucura. Foi aí que tomei essa decisão. De bicicleta, a caminho do Gerês”, concluiu.
O mais velho num Europeu
Na Seleção Nacional desde 2007, ano em que recebeu a cidadania portuguesa, o Europeu’2016 foi, sem dúvida, o melhor campeonato para Pepe: além de campeão, foi considerado o melhor jogador na final. No Europeu de 2024, com 41 anos, tornou-se no jogador mais velho de sempre a jogar a competição, ultrapassando o húngaro Gábor Király, que disputou o último Euro em 2016, com 40 anos (e calças de fato de treino). Ontem, numa conversa conduzida por Nuno Vieira, diretor de O JOGO, lembrou vários momentos de uma carreira longa.