Declarações do jogador brasileiro do FC Porto em entrevista à SportTV
Corpo do artigo
Última pré-época: "Sou uma pessoa que dá muita importância à pré-época- Eu sei que fazer uma boa pré-época ajuda-me muito naquilo que vai ser a época toda. E acho que por conta da seleção tive que adiar muitos processos e isso, querendo ou não, acabou por me atrapalhar um pouco. Eu sentia que precisava disso e, em cada jogo que ia fazendo, as coisas não corriam da maneira queria, da maneira que eu almejava e isso acabava entrando na minha cabeça, acabava desconcentrando-me e tirava o foco daquilo que era o meu trabalho, que é o mais importante. Então acho que isso foi das coisas que mais me atrapalharam, a minha cabeça acabou atrapalhando."
Era um Pepê triste e ainda os adeptos: "Acho que sim! Eles sentiam que estava muito cabisbaixo, que não estava em forma, sempre fui uma pessoa alegre e brincalhona e a época passada, como eu disse, foi muito dura para mim e isso acabava afetando muito aquilo que era o meu trabalho. Era a minha cabeça, como eu disse. Sei dos meus erros, sei que cometi muitos erros na época passada e sei aquilo que preciso melhorar, que é um dos principais pontos é não deixar-me abalar, porque eu sei que isso acaba prejudicando-me muito."
Episódio com Vítor Bruno: "Foi um momento muito complicado, como eu disse em quase toda entrevista aqui, foi uma época dura para mim, que a minha cabeça acabou por mexer comigo de uma forma que acabou prejudicando-me, acho que aquilo foi uma das situações que, infelizmente, acabou por acontecer. Hoje, se você pergunta para mim se eu faria algo do tipo, eu falaria que jamais faria isso, porque estou com a cabeça mais tranquila, acho que por conta de tudo o que estava a acontecer durante a época, foi algo que infelizmente acabou por acontecer. O Vítor Bruno, com quem trabalhei quatro épocas, é uma pessoa que sempre me procurou ajudar, sempre me ajudou muito dentro de campo a melhorar isso, melhorar aquilo, é uma pessoa por quem sempre tive um carinho enorme e, infelizmente, a gente sabe que no futebol acontece muito dessas coisas, a gente sempre quer ganhar, sempre quer a vitória e, quando as coisas não acontecem da maneira que a gente quer, infelizmente surgem certas situações, e essa foi uma delas. Posso dizer que me arrependo muito, que fico muito triste pela forma como aconteceu tudo isso, mas tenho que olhar daqui para frente, tenho que pensar no futuro, que é o mais importante."
Chegou a falar com o Vítor Bruno depois desse episódio ou não falaram mais? "Não falámos mais depois do que aconteceu, mas é uma pessoa por quem sempre tive um carinho enorme, foram muitos anos, não é? Foram quatro anos juntos, três como adjunto e o ano como treinador principal, é um cara que sempre me ajudou, sempre procurou entender muito bem, entender muito aquilo que eram as minhas características dentro de campo e é um cara que eu tive um carinho muito grande, infelizmente, por conta de tudo que estava a acontecer, da nossa fase má, da nossa época má, da minha cabeça, que não estava muito boa, acabou acontecendo tudo isso. Arrependo-me muito, hoje com a cabeça fria, a cabeça tranquila, eu disse que não faria algo do tipo, porque é uma coisa que não se deve fazer, sou um jogador profissional e expor daquela maneira o clube, o míster também quando estava, isso é uma maneira de dizer que o meu ponto de vista estava errado."
Teve processo disciplinar, mas jogou contra o Olympiacos: "O nosso objetivo é ganhar sempre, infelizmente acabou acontecendo a situação, mas eu, como eu disse, tive o apoio de todo o plantel, eles conversaram comigo, também entendi que a forma como eu fiz as coisas, o post, a situação toda, foi errada, eu compreendi isso e pedi desculpa a todos eles."
Nova temporada: "Estou a dedicar-me ao máximo para isso porque eu sei das minhas expectativas, sei daquilo que eu sou capaz, sei daquilo que eu posso ainda demonstrar dentro de campo e poder representar os adeptos, que eu sei que eles acreditam muito em mim, acreditam naquilo que é o meu trabalho e eu vou procurar ao máximo dar o meu melhor para poder retribuir todo esse carinho que eles têm por mim."