Pepe num clube privado de ilustres: central chegou aos 800 jogos como profissional
Central chegou aos 800 jogos como profissional. É apenas o quarto português na história a atingir tal marca. Entre todos os que jogadores que atuam em Portugal, Quaresma é o que mais se aproxima do capitão do FC Porto. Aos 39 anos, já tem o Mundial em vista e, pelo menos, mais uma época no Dragão.
Corpo do artigo
Passou despercebido, mas o jogo com o Santa Clara foi especial para Pepe porque permitiu a entrada num clube bastante restrito: o central do FC Porto tornou-se apenas o quarto jogador português da história do futebol a atingir a barreira dos 800 jogos enquanto profissional.
São 676 por clubes [dos quais 121 pelos dragões] e 124 pela Seleção Nacional. Como se pode ver na infografia, apenas Luís Figo - este já retirado -, João Moutinho e Cristiano Ronaldo têm mais jogos nas pernas. Os dois últimos são mesmo os únicos que já passaram as mil partidas.
Olhando para todos os jogadores que atuam no atual campeonato, sejam portugueses ou estrangeiros, não há nenhum com mais experiência do que o capitão portista. Quaresma, com 779, é o que mais se aproxima, mas só chegará à atual marca de Pepe se jogar mais uma temporada. A fechar o pódio encontra-se o benfiquista Vertonghen, com 774.
Com contrato até junho de 2023, Pepe já tem o Mundial do Catar em vista e também, pelo menos, mais uma temporada no FC Porto onde até já admitiu jogar para lá do atual contrato. "Quem sabe se não jogo até aos 42 anos", atirou na altura em que colocou a sua assinatura na última renovação.
A condição física será o fator decisivo, naturalmente. Enquanto se sentir em condições de ajudar o clube e a Seleção, Pepe vai manter-se no ativo. Se atendermos ao facto de ser o jogador do plantel portista que apresenta a menor percentagem (8,5) de gordura corporal - bem dentro dos limites que os estudos consideram ideais para um jogador de alta competição e que se situam entre os 8 e os 12% -, as possibilidades de continuar a jogar são altas.
Há, porém, um senão: Pepe aguarda pelo desfecho do processo disciplinar que lhe foi instaurado pelo Conselho de Disciplina na sequência dos incidentes no FC Porto-Sporting e que lhe podem valer um castigo entre os dois meses e os dois anos.
Lesões e castigos custaram-lhe quase 200 jogos
Aos 39 anos, Pepe só ainda não chegou aos mil jogos na carreira por causa das lesões - umas mais graves do que outras - e de suspensões. Ao todo, isso custou-lhe 195 partidas. Na época passada, por exemplo, um problema num pé afastou-o de nove jogos, mas pior foi uma rotura dos ligamentos cruzados que fez perder 26 encontros do Real Madrid, em 09/10. Pelos merengues também ficou 10 jogos na bancada devido a uma agressão a Casquero, do Getafe.
No pódio dos que mais jogaram em Europeus
Portugal não falha uma fase final de um Europeu desde 1996 e Pepe esteve nos últimos quatro campeonatos o que lhe permite entrar no pódios dos jogadores que mais vezes atuaram na principal competição continental de seleções. O central do FC Porto soma 19 jogos, tantos como João Moutinho e menos seis do que o recordista Cristiano Ronaldo, que é também o melhor marcador de sempre da prova (14).