Aos 39 anos, o central terminou a 21ª época como profissional com uma maratona de quatro jogos pela Seleção. Nenhum jogador da sua idade ou mais velho jogou tanto na Europa
Corpo do artigo
Pepe é cada vez mais um caso de estudo. O "monstro" , como lhe chamam nas redes sociais, terminou no domingo a sua 21ª temporada como profissional com uma maratona de quatro jogos completos em apenas 11 dias, desafiando quase todas as leis de um jogador que caminha para os 40 anos. A presença no Mundial que se vai realizar no final do ano é um desejo assumido e que só não cumprirá por algum azar.
Não será fácil chegar aos mil jogos na carreira, mas o currículo do central já é incrível. Só esta época acrescentou mais 42 partidas e dois títulos.
A forma física que apresenta com esta idade e nesta fase da temporada faz corar de inveja os mais novos. No encontro com a Chéquia, por exemplo, ao fim de uma hora em campo fez um sprint de uma área à outra do campo em apenas dez segundos. Na Suíça acabou como avançado, correndo quilómetros a dar o exemplo e a procurar empurrar a equipa para o empate na partida em que chegou à 128ª internacionalização. Só Moutinho e Ronaldo somam mais...
A pujança física não tem paralelo em toda a Europa: nenhum jogador com 39 anos, ou mais, jogou tanto, entre clubes e seleções. Incluindo guarda-redes, como se pode ver na infografia que aqui publicamos. Um registo absolutamente impressionante e só possível num atleta de eleição que tem preocupações diárias não só com o treino, mas também com a recuperação e o sono. É verdade que em 2021/22 jogou menos do que na campanha anterior, fruto de algumas lesões e castigos, que não o impediram de, pela quinta temporada consecutiva, ter passado a barreira dos 40 encontros.
Um sprint de área a área em apenas dez segundos, contra a Chéquia, gerou onda de elogios. A caminho de ser quarentão, tem o Mundial como objetivo realista e dá sinais de que ainda pode renovar.
Em fevereiro de 2023, Pepe passa a quarentão e estará a poucos meses de terminar o atual contrato que o liga ao FC Porto. Contudo, a possibilidade de uma nova renovação ganha cada vez mais força. "Acho que a idade é só um número. O que vale é o rendimento. Quem sabe possa ir até aos 42", admitiu o central em novembro de 2020 quando assinou a última renovação. Uma ideia partilhada por Pinto da Costa, diga-se. "Vai durar muito mais, tenho a certeza que este não será o último contrato que fará", frisou o presidente portista no mesmo dia.
O assunto, naturalmente, não é urgente tanto para a SAD como para o jogador e diz o bom senso que, neste casos, o ideal é esperar mais alguns meses até que seja tomada uma decisão. Certo é que, a manter a qualidade das exibições desta temporada, o FC Porto e a Seleção Nacional ainda terão Pepe por mais algum tempo.