Internacional brasileiro leva quatro assistências esta temporada e todas para o espanhol. Nenhum outro no plantel alimenta tanto o goleador
Corpo do artigo
Quatro é por estes dias o número que confirma a ligação rápida entre Pepê e Samu. A conexão entre os dois vai-se fortalecendo à medida que vão acumulando jogos juntos e ficou mais uma vez evidente no segundo golo da vitória (2-0) do FC Porto na receção ao Midtjylland.
Extremo já havia oferecido quatro golos numa época a outro avançado (Evanilson), mas num espaço temporal maior. Em três épocas e meia no Dragão, distribuiu assistências por 15 jogadores.
O brasileiro fez a assistência e o espanhol o remate certeiro, ação que já se repetira com o Manchester United (Liga Europa), o Aves SAD e ainda o Casa Pia (campeonato). Ninguém no plantel alimenta tanto o goleador como o extremo, que, nesse capítulo, até já ultrapassou Moura (três), que foi o primeiro grande fornecedor de golos do melhor marcador dos dragões em 2024/25 - João Mário e Martim Fernandes, ambos com duas ofertas, completam esta lista, uma vez que nem todos os tentos do atacante foram servidos por um companheiro.
Sendo a oferta de golos uma das missões em que Pepê mais se destacou nas três épocas anteriores, a ligação com Samu só impressiona pela força que adquiriu em tão pouco tempo. O brasileiro já havia desenvolvido conexão semelhante com Evanilson na última temporada, quando também assistiu o compatriota em quatro ocasiões (Portimonense, Antuérpia, Farense e Sporting), mas fê-lo num espaço temporal mais alargado.
15 beneficiários - Samu, Evanilson, Galeno, Taremi, Sérgio Oliveira, Mbemba, Zaidu, Vitinha, Toni Martínez, Eustáquio, Wendell, Marcano, Uribe, João Mário e Alan Varela foram os beneficiários das ofertas de Pepê no FC Porto
Não obstante a aproximação rápida do internacional espanhol, o agora avançado dos ingleses do Bournemouth ainda lidera a lista de jogadores que mais beneficiaram de ofertas do extremo para saciar a fome pela baliza. Além das quatro já referidas, “Eva” ainda marcou por mais duas vezes a passe do número 11 dos azuis e brancos, mais duas do que Samu e Galeno (ambos com quatro).
O lote de portistas que festejaram à custa de Pepê, contudo, é mais amplo. Aos três já referidos junta-se ainda Taremi (dois golos), Sérgio Oliveira, Mbemba, Zaidu, Vitinha, Toni Martínez, Eustáquio, Wendell, Marcano, Uribe, João Mário e Alan Varela (todos com um golo) em três épocas e meia do talento de Foz de Iguaçu no Dragão.