Central em conversas com o FC Porto para o regresso ao Dragão.Experiência e poder jogar na Champions são trunfos
Corpo do artigo
O FC Porto está em negociações para fazer regressar o defesa-central Pepe ao Dragão.
A confirmar-se será o regresso a "casa" - mais de 11 anos depois - do central que o FC Porto contratou ao Marítimo em 2004 por dois milhões de euros e que três anos depois vendeu ao Real Madrid a troco de 30 milhões de euros.
O acordo está bem encaminhado e pode mesmo ser oficializado ainda durante o fim de semana, mas ainda há questões para tratar. Prevê-se um contrato de meio ano com mais um de opção.A vontade do internacional português, de 35 anos, que rescindiu recentemente com o Besiktas alegando incumprimento salarial, é de voltar a jogar de azul e branco (representou o FC Porto entre 2004 e 2007) e, nesse sentido, já recusou inclusive algumas propostas. Pepe é um jogador livre e está na cidade do Porto há mais de duas semanas (vai abrir um estabelecimento comercial na Invicta), onde pretende continuar a viver por razões familiares, estando para isso disponível a baixar consideravelmente o seu ordenado, que era de mais de 4,5 milhões de euros por ano na Turquia. Isto além de um bónus de 20 mil euros por cada jogo disputado.
Ao que O JOGO apurou, Sérgio Conceição já deu o seu aval à contratação do experiente defesa, que poderá ser não só uma alternativa à atual dupla de centrais formada por Felipe e Éder Militão, como vir mesmo a ser o novo parceiro do "Xerife", uma vez que o treinador portista está a ponderar passar Militão para o lado direito da defesa (posição que ocupou na maior parte dos jogos que fez pelo São Paulo), onde, como se sabe, Maxi tem alternado com o adaptado Corona. O calendário vai apertar nos próximos tempos e o treinador portista vê com bons olhos a entrada de um defesa com a experiência do internacional português que, recorde-se, pode inclusive ser inscrito na Liga dos Campeões. O Besiktas até disputou a Liga Europa, mas os regulamentos mudaram e permitiriam a sua inscrição mesmo que já tivesse jogado a prova nesta época.
Espaço para a saída de um central
A confirmar-se a chegada de Pepe, o FC Porto passará a ter seis centrais no plantel. Felipe, Militão, Mbemba, Diogo Leite, Chidozie são os atuais. Ou seja, há espaço para a saída de um, ou até dois, neste mercado de inverno, por empréstimo ou até venda. Pinto da Costa já fechou a porta à transferência dos titulares (Felipe e Militão), pelo que "sobram" três para entrar num eventual negócio. O jovem Diogo Leite renovou recentemente e é aposta de futuro, mas tem mercado em Inglaterra. Mbemba, por exemplo, já foi associado ao ex-clube de Pepe.