Técnico orientou os vimaranenses em 2020/21.
Corpo do artigo
Pepa criou a rubrica “Nunca Desistas dos Teus Sonhos” no Instagram, em que conta todos os passos da carreira. Esta quinta-feira, a publicação foi dedicada à passagem pelo Vitória de Guimarães, depois de uma época de sonho em Paços de Ferreira.
"Após uma época perfeita em Paços de Ferreira, em 2020/21, que excedeu todas as expectativas, o interesse de outros clubes – uns de forma mais direta, outros menos – começou a surgir: Benfica, Porto, Boavista ou Valência entraram no radar. Mas o 'namoro' com o Vitória já era antigo e voltaram à carga com tudo. Toda a gente sabia que era um clube que eu queria representar, mas só agora as condições estavam reunidas. Era um treinador livre. O Vitória queria-me muito. Eu queria muito o Vitória", começa por relembrar.
O técnico, que considerou o Vitória "um universo à parte e com uma mística própria", relembrou a aposta em vários jovens do plantel - "Bamba, Maguinha, Tomás Handel, Yuri Tavares, Maga, André Amaro, Hélder Sá, Dani Silva, Guilherme, Luís Esteves, Nabian, Nélson da Luz... felizmente foram muitos" - e contou a saída dos conquistadores quando ia começar a segunda temporada no Minho.
"A época foi crescendo. A equipa foi subindo de forma. A ligação com os adeptos era real. Mas houve um ruído. Apenas um, mas houve: eleições no clube. E quem vive futebol sabe o que isso mexe. Mesmo blindando o grupo, há sempre algo que entra. Apesar disso, a nova Direção apoiou-nos até final da época. E conseguimos aquilo a que nos propusemos: voltar a colocar o Vitória na Europa, duas épocas depois. Foi uma conquista coletiva, com sabor especial. Sentia que estávamos prontos para dar o salto seguinte. Sempre disse e comprovei: as minhas equipas crescem no segundo ano. E acreditava mesmo nisso.
Mas o futebol é o jogo mais imprevisível do mundo. Durante a pré-época, surgiram desencontros com a estrutura. Diferenças de visão. E, de forma abrupta, chegou o fim da linha. Não da forma que imaginava. Nem na altura que desejava. Mas foi assim. Foi duro", concluiu.