1-1 no jogo da ronda 12 da II Liga
Corpo do artigo
O Penafiel empatou 1-1 na receção ao Mafra, resultado que deixa a liderança dos rubro negros na II Liga à mercê de Tondela e Benfica B, que ainda não jogaram na 12.ª jornada.
Os penafidelenses marcaram primeiro por Gabriel Barbosa, aos 12 minutos, mas consentiram o empate da formação visitante por Stanley Iheanacho, aos 21, perdendo depois uma série de oportunidades flagrantes para saírem do encontro com os três pontos.
Logo no começo da partida, os anfitriões impuseram prontamente o seu domínio, com Gabriel Barbosa a conquistar uma grande penalidade, ao ser derrubado dentro da área mafrense por Bryan Passi, mas o ponta de lança brasileiro foi muito displicente da marca dos 11 metros, ao rematar desenquadrado com a baliza defendida por Martin Fraisl, aos sete minutos.
Gabriel Barbosa redimiu-se apenas cinco minutos depois, quando, após excelente jogada de envolvimento coletivo pelo flanco esquerdo, respondeu da melhor forma ao cruzamento de João Silva, com uma finalização cirúrgica com a parte de dentro do pé para o 1-0.
Se até então o Penafiel justificava a vantagem, a toada do encontro foi gradualmente sofrendo uma inversão, com o Mafra a crescer na partida, atacando mais e tendo um maior volume de posse de bola.
Aos 21, os forasteiros chegaram à igualdade com nota artística, através de um chapéu de Stanley Iheanacho a aproveitar o adianteamento do guardião Manuel Baldé, após um passe para as costas da defensiva penafidelense de Friday Etim.
Na segunda metade, o Mafra introduziu a bola instantes depois do reatamento da partida, mas, após longa revisão do videoárbitro, o lance viria a ser anulado por fora de jogo.
Nos últimos minutos, o Penafiel acabou a pressionar muito a defensiva do Mafra através de várias ocasiões, a principal das quais sendo um remate ao poste de Zé Leite, já aos 90+13, pouco depois de também os caseiros terem visto um golo anulado pelo videoárbitro, com a igualdade a manter-se intacta até final.
Jogo no Estádio Municipal 25 de Abril, em Penafiel.
Penafiel - Mafra, 1-1.
Ao intervalo: 1-1.
Marcadores:
1-0, Gabriel Barbosa, 12 minutos.
1-1, Stanley Iheanacho, 21.
Equipas:
- Penafiel: Manuel Baldé, Miguel Maga, João Miguel, Rúben Pereira, João Silva, Diogo Batista, Ewerton (Sodik Fatai, 73), Tiago Rodrigues, Reko (Xhuliano Skuka, 82), Zé Leite e Gabriel Barbosa.
(Suplentes: Miguel Oliveira, Gonçalo Negrão, Diogo Brito, Gustavo Fernandes, Bruno Pereira, Sodiq Fatai, Pedro Vieira, Hélder Suker, André Silva e Xhuliano Skuka).
Treinador: Hélder Cristóvão.
- Mafra: Martin Fraisl, Pontus Texel, Diogo Capitão, Bryan Passi, Gui Ferreira, Djé Béni (Miguel Falé, 86), Andreas Nibe, Chris Kouakou (John Kolawole, 85), Yacouba Maiga, Stanley Iheanacho (José Marques, 90+8) e Friday Etim.
(Suplentes: Mark Ugboh, Pedro Pereira, Rodrigo Freitas, Vítor Gonçalves, John Kolawole, José Marques, Miguel Falé, Alhaji Kamara e Rodrigo Matos).
Treinador: Tiago Ferreira.
Árbitro: Marcos Brazão (AF Algarve).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Bryan Passi (03), Yacouba Maiga (45+3), Gui Ferreira (90) e Xhuliano Skuka (90+15).
Assistência: Cerca de 1.000 espectadores.