Abel Ferreira esteve presente no estádio
Corpo do artigo
O Penafiel empatou 1-1 na receção ao Benfica B, resultado que garante a sua subida provisória à liderança isolada da II Liga, na jornada 16, com ambas as formações a desperdiçaram variadas situações para marcar.
Gerson Sousa inaugurou o marcador para as 'águias' aos 45 minutos de jogo, mas Gabriel Barbosa, aos 45'+11', na recarga a uma grande penalidade cobrada por si e defendida por André Gomes, restabeleceu a igualdade, justificada pelo equilíbrio de forças que se verificou ao longo do encontro.
Com este resultado, o Penafiel fica com 32 pontos, mais um do que o Tondela, que apenas disputa o encontro relativo à atual ronda, com o Alverca, em 12 de janeiro de 2025, enquanto o Benfica B se mantém no terceiro posto, com 28.
No duelo que opôs duas formações em manifesta boa forma, que disputam os lugares cimeiros da classificação, foram os penafidelenses a ameaçar primeiro por João Silva, aos 11', numa tentativa apenas travada por uma excelente intervenção de André Gomes.
O Benfica B poderia ter inaugurado o marcador aos 34', por Hugo Félix, não fosse o remate do médio ofensivo, em posição muito favorável, ter-se encaminhado levemente para as mãos de Manuel Baldé.
Já aos 45', entre várias outras situações ameaçadoras de parte a parte, as águias viriam a inaugurar o marcador, a partir de um remate cruzado de Nuno Félix, que o guarda-redes defendeu para a frente e permitiu o ressalto para golo de Gerson Sousa, com a baliza descoberta.
Ainda antes do intervalo, no período de compensação da primeira metade, os penafidelenses conquistaram uma grande penalidade por mão na bola de Nuno Félix, na sequência de um pontapé de canto.
Da marca dos 11 metros, aos 45'+11', Gabriel Barbosa ainda permitiu a defesa, mas não desperdiçou a recarga para igualar, imediatamente antes do intervalo, que serviu para os adeptos anfitriões homenagearem o treinador do Palmeiras e "filho da terra" Abel Ferreira, presente na bancada do Estádio Municipal 25 de Abril.
Luan Farias foi o mais perigoso e inconformado do lado benfiquista, ao isolar-se diante de Manuel Baldé, aos 50, para importante defesa, e, 10 minutos mais tarde, o Penafiel respondeu com um desperdício de Fatai, em que André Gomes mostrou enormes reflexos para manter o empate.
Novamente pela autoria de Farias, o Benfica B ainda acertou na trave da baliza caseira, aos 66, mas, devido à ineficácia, o resultado não se alteraria até final.
Jogo no Estádio Municipal 25 de Abril, em Penafiel.
Penafiel - Benfica B, 1-1.
Ao intervalo: 1-1.
Marcadores:
0-1, Gerson Sousa, 45.
1-1, Gabriel Barbosa, 45+11.
Equipas:
- Penafiel: Manuel Baldé, Miguel Maga, Rúben Pereira, João Miguel, João Silva, Ewerton (Reko, 74), Diogo Batista, Tiago Rodrigues, André Silva (Xhuliano Skuka, 74), Gabriel Barbosa (Sodiq Fatai, 59) e Zé Leite (Hélder Suker, 84).
(Suplentes: Miguel Oliveira, Gonçalo Negrão, Diogo Brito, Gustavo Fernandes, Bruno Pereira, Reko, Sodiq Fatai, Hélder Suker e Xhuliano Skuka).
Treinador: Hélder Cristóvão.
- Benfica B: André Gomes, Leandro Santos (João Veloso, 59), Gustavo Marques, Joshua Wynder, Francisco Domingues, Nuno Félix, Diogo Prioste, Luan Farias (Francisco Neto, 82), Hugo Félix, Gerson Sousa (Tiago Parente, 90+4) e Gustavo Varela (José Melro, 82).
(Suplentes: Pedro Souza, Lenny Lacroix, Tiago Parente, Rafael Luís, Paul Okon, Beni Souza, João Veloso, Francisco Neto e José Melro).
Treinador: Nélson Veríssimo.
Árbitro: Rui Lima (AF Viana do Castelo).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Miguel Maga (37), Leandro Santos (39), Gabriel Barbosa (42), Ewerton (73) e Xhuliano Skuka (90+3).
Assistência: Cerca de 3.000 espectadores.