Pedro Proença, um ano à frente da European Leagues: "Reflete uma visão estratégica"

Pedro Proença com Aleksander Ceferin, presidente da UEFA
Pedro Proença cumpre um ano na presidência da European Leagues
Pedro Proença, presidente da Liga Portugal, assinala este sábado um ano à frente da European Leagues, organização que reúne 40 ligas profissionais de 34 países, representando mais de 1000 clubes. Este marco, segundo Proença, é mais do que um feito pessoal, simbolizando o reconhecimento internacional do trabalho conjunto entre os clubes e a Liga Portugal.
“É com profundo orgulho e enorme honra que assinalo este primeiro ano na presidência da European Leagues, que representa um momento de afirmação e reconhecimento internacional do trabalho conjunto dos clubes e da Liga Portugal. Seguimos em frente, sempre juntos, rumo aos grandes desafios do futuro”, salientou.
Durante este ano, a European Leagues destacou-se pela defesa das ligas domésticas e pela promoção de diálogos construtivos com entidades como a UEFA, ECA e FIFPro. Entre as conquistas estão a preservação do princípio de solidariedade na distribuição de receitas para clubes fora das competições da UEFA e a contestação à FIFA pelo abuso de posição dominante no calendário internacional.
“Este primeiro ano de mandato reflete toda uma visão estratégica, que posiciona a European Leagues como um agente determinante no panorama do Futebol Europeu, na defesa da integridade, da equidade e da sustentabilidade, reforçando, ao mesmo tempo, a projeção internacional do Futebol Profissional português”, afirmoi ainda Pedro Proença.
