Pedro Proença reeleito para terceiro e último mandato à frente da Liga Portugal
Corpo do artigo
Pedro Proença foi ontem reconduzido para um terceiro e último mandato na presidência da Liga Portugal. O organismo não revelou os resultados das eleições para os órgãos sociais, mas O JOGO apurou que apenas duas sociedades desportivas da II Liga votaram em branco num universo de 34.
Candidato único, Pedro Proença, 52 anos, foi eleito pela primeira vez a 28 de julho de 2015, tendo sido reconduzido no cargo a 12 de junho de 2019. Torna-se agora no primeiro Presidente da Liga Portugal a ser eleito para três mandatos consecutivos.
No ato eleitoral, que ocorreu durante a tarde de hoje, na sede do organismo, no Porto, o ex-árbitro internacional encabeçou a única lista com vista ao quadriénio 2023-2027 e tornou-se o primeiro presidente da história do organismo a ser eleito para três mandatos seguidos.
De acordo com um comunicado, os representantes das 18 sociedades desportivas da I Liga e das 16 do escalão secundário - com exceção das equipas B de Benfica e FC Porro - reelegeram também Mário Costa como presidente da Mesa da Assembleia Geral, Carlos Branco para a direção do Conselho Fiscal e Américo Esteves à frente do Conselho Jurisdicional, todos integrantes da lista de Pedro Proença.
Pinto da Costa, presidente do FC Porto, exerceu o direito de voltou pouco antes das 15 horas. Pelos outros grandes votaram Lourenço Coelho, administrador para o futebol do Benfica, Amândio Novais, dirigente do Sporting. O Braga fez-se representar por João Carvalho, administrador da SAD, o Vitória de Guimarães por José Eduardo Viamonte, administrador da SAD, e o Arouca por Joel Pinho, vice-presidente do clube que garantiu o quinto lugar nesta edição da I Liga. Os presidentes de Portimonense (Rodiney Sampaio), Famalicão (Miguel Ribeiro), Vizela (Joaquim Ribeiro), Rio Ave (António da Silva Campos) e Gil Vicente (Francisco Dias) também foram exercer o direito de voto à sede da Liga.
16452994
Pedro Proença é o 10.º rosto distinto a passar pelo comando da Liga, na sequência de Luís Duque (2014-15), de Mário Figueiredo (2012-15), do atual presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes (2010-11), de Hermínio Loureiro (2006-10), de Valentim Loureiro (1989-91, 1991-94 e 1996-2006), do líder vigente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa (1995-96), de Manuel Damásio (1994-95), que então dirigia o Benfica, e dos já falecidos Lito Gomes de Almeida (1980-89) ou João Aranha (1978-80).
A tomada de posse dos novos órgãos sociais para o quadriénio 2023-2027 ficou marcada para terça-feira, às 18h00, novamente no auditório João Aranha, na sede da LPFP, no Porto.
16460128
COMPOSIÇÃO DA LISTA A
PRESIDENTE DA LIGA:
Pedro Proença de Oliveira Alves Garcia
MESA DA ASSEMBLEIA GERAL:
Presidente: Fernando Mário Garcez Borges Costa
Vice-Presidente: Rui Pedro Neves da Costa Azevedo
Secretário: André Duarte de Matos Faria
Secretário: António Francisco Gaspar Lança Schwalbach
CONSELHO FISCAL:
Presidente: Carlos ManueI Baptista Branco
Vice-Presidente: Paulo Fernando Pereira Pimenta Machado
Vogal: António Fernando Mesquita Barbeitos
Suplente: Francisco Xavier de Sá Braamcamp Sobral Sottomayor
CONSELHO JURISDICIONAL:
Presidente: Américo Joaquim Pires Esteves
Vogal: João Fernando Fernandes de Magalhães
Vogal: João Orlando Vieira de Carvalho
Vogal: Pedro João Alves Carneiro Marques
Vogal: Ana Rita de Souza Gomes Alfaro
Vogal: João Manuel do Nascimento Faria Gayo
Vogal: Andreia Lisete Miranda da Silva
Suplente: Filipe António Carvalho de Sousa Basto
Suplente: Natacha Carvalho Soares
Suplente: Matilde Bettencourt Reinhardt da Costa Dias
Suplente: João Paulo Queiroga Perdigão