Português foi aclamado na sua última reunião como presidente do organismo que representa as ligas europeias
Corpo do artigo
Na última reunião de Pedro Proença enquanto presidente da European Leagues, realizada esta quarta-feira, em Hamburgo, na Alemanha, foi proposto pela Board of Directos um voto de louvor à liderança do português durante o seu mandato e ainda a sua nomeação como presidente honorário do organismo.
Essas propostas serão votadas na próxima Assembleia-Geral da European Leagues, entre 5 e 6 de março, em Frankfurt, que contará com a presença de Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, e para a qual Proença também foi convidado.
De acordo com o site da Liga Portugal, que também preside, Proença foi aclamado na reunião da European Leagues pela união que reforçou entre as ligas-membro ao longo de um mandato de 14 meses, que culminou com a reintegração da LaLiga, de Espanha, naquela entidade.
Ao mesmo, foi destacado o papel que o português teve na reconstrução do diálogo entre a UEFA e a Associação de Clubes Europeus (ECA) e na colocação da European Leagues no centro de discussões sobre o futuro do futebol, o equilíbrio das ligas domésticas, a distribuição do mecanismo de solidariedade da UEFA pós-2024 ou a proteção dos calendários de competição dos clubes.