Pedro Proença na AG da ECA: "Temos sido parceiros ativos, começámos pelo combate à Superliga..."
Pedro Proença destaca recuperação das relações internacionais no futebol durante Assembleia Geral da ECA em Atenas
Corpo do artigo
Pedro Proença, Presidente da Liga Portugal e da European Leagues, participou na 31.ª Assembleia Geral da Associação de Clubes Europeus (ECA) em Atenas, Grécia. O evento contou com a presença dos presidentes do FC Porto, Benfica e Sporting — respetivamente André Villas-Boas, Rui Costa e Frederico Varandas —, assim como o líder da UEFA, Aleksander Ceferin.
Proença destacou a importância deste encontro para a reaproximação entre os principais intervenientes do futebol internacional: "A recuperação das relações entre todos os stakeholders da comunidade do Futebol, no que diz respeito às entidades internacionais, foi um dos grandes objetivos quando assumi este cargo. Estamos aqui, nesta Assembleia Geral da ECA, para reforçar essa união entre a European Leagues, a ECA, a UEFA e a FIFA", sublinhou.
A 31.ª Assembleia Geral da ECA foi uma das maiores convenções do futebol mundial, com a participação de mais de 400 delegados de clubes-membros e mais de 100 convidados especiais, entre os quais ex-jogadores e representantes de confederações e outros setores da indústria.
Proença destacou o trabalho conjunto entre as principais entidades do futebol europeu, com foco no combate à Superliga e na calendarização do futebol: "Temos sido parceiros ativos, começámos pelo combate à Superliga e agora trabalhamos em questões como a calendarização e a distribuição de verbas de solidariedade." O dirigente frisou a importância das soluções alcançadas, nomeadamente para a Liga Portugal, garantindo a continuidade do espírito de solidariedade entre a Liga Portugal Betclic e a Liga Portugal 2 Meu Super, que foi ratificado na última Assembleia Geral de Clubes.
Por fim, Proença enalteceu a sua relação próxima com os líderes do futebol europeu: "A presença nesta Assembleia Geral, algo que não acontecia há muitos anos, é um sinal de dever cumprido. A minha forte ligação com o Presidente da ECA, Nasser Al-Khelaifi, e o Presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, tem sido essencial para fortalecer estas colaborações", concluiu o presidente da European Leagues.