Porro é o o lateral-direito com maior participação em golos do top-4 de Portugal e produz em fartura para a equipa
Corpo do artigo
Pedro Porro deu duas vitórias seguidas ao Sporting, ambas de grande penalidade, mas o peso do lateral espanhol no futebol leonino, e sobretudo na sua produção atacante, é cada vez mais evidente e vincado.
Leão recupera da pancada na Champions contra o Ajax à custa da energia do espanhol, confessou Amorim. Novo contrato está "pendurado" por falta de liquidez imediata, mas o clube está tranquilo
Voltou à titularidade contra o FC Porto e fez logo uma assistência que ajudou a somar um ponto, e entretanto deu os seis nas duas últimas partidas, o que faz dele o lateral-direito mais influente dos clubes do top-4 do futebol português.
O jogo analisou os números dos jogadores da sua posição de Benfica (dois no caso das águias, Gilberto e Diogo Gonçalves, pois dividem os minutos de forma quase equitativa), FC Porto (João Mário, de longe o mais utilizado na lateral-direita) e Braga (Fabiano, que soma 80,69% dos minutos da época). E salta à vista que o espanhol do Sporting domina em quase todos os índices ofensivos. Pedro Porro é o que tem mais participação em golos (em três, com dois golos apontados, como Gilberto, e uma assistência, como João Mário, Diogo Gonçalves e Fabiano). Um impacto direto em resultados que se explica pela liderança em registos ofensivos como a média de remates a cada 90", a dos cruzamentos, a das vezes que deixa os colegas em posição de remate e a de bolas colocadas na área. Além destes dados, nos quais o internacional espanhol bate a concorrência, o 24 do Sporting é também o que mais tenta o um para um.
Porro faz toda a ala direita dos leões, mas isso não o limita a dar profundidade e cruzar. O espanhol joga de olhos postos na baliza, como os números expostos no quadro nesta página demonstram, e é mais um elemento desequilibrador dos leões na área adversária, de onde se aproxima amiúde em diagonais e jogadas individuais.
O lateral dos leões não lidera em rankings defensivos de peso para a posição, como interceções e recuperações, mas não é o pior em nenhum.
Chegou ao Sporting avaliado em 9 M€ no sítio especializado Transfermarkt, mas já vale 20 M€
"O Porro, tendo um ano de trabalho connosco, marcou um golo, é cheio de energia e vive bom momento e a bola vai mais para ele, porque a equipa percebe em que estado estão os nossos jogadores. Só tenho de agradecer a inteligência dos jogadores", atirou Rúben Amorim no fim do triunfo contra o Marítimo, reconhecendo a importância do jogador na dinâmica ofensiva da equipa e na sua recuperação anímica.
Emprestado pelo Manchester City até ao verão, o Sporting já chegou a um entendimento com Porro para acionar a cláusula de 8,5 milhões de euros e assinar até 2025, com vencimento duplicado para o patamar dos 800 mil euros. A falta de liquidez financeira dos leões vai adiando a assinatura do novo vínculo, mas o acordo já alcançado deixa a SAD verde e branca confortável no desenrolar do processo.