
Pedro Gonçalves, à direita
LUSA
Pote saiu lesionado do encontro com o Santa Clara, já foi alvo de uma primeira reavaliação e poderá enfrentar paragem de quatro semanas. Desafio com o Benfica está agendado para o dia 5 de dezembro, no Estádio da Luz
Leia também Duarte Gomes e o Vitória-Benfica: explicações mal explicadas
Pedro Gonçalves, tal como há um ano, lesionou-se na jornada de novembro que antecipou a pausa para jogos internacionais de seleções, sendo certo que irá perder os compromissos de Portugal com a Irlanda e a Arménia, dias 13 e 16, respetivamente, de qualificação para o Campeonato do Mundo. Contudo, essa não é a pior notícia para o jogador e Sporting. Reavaliado hoje, já em Lisboa, no dia seguinte ao encontro nos Açores com o Santa Clara, o camisola 8 ainda aguarda pelos resultados de exames complementares de diagnóstico para aferir com maiores certezas a gravidade do problema muscular na coxa direita. Ainda assim, o cenário menos grave, o que está para já em cima da mesa, aponta para um tempo de paragem que pode chegar a um mês.
Assim sendo, fica em risco a participação de Pote no dérbi com o Benfica, referente à jornada à jornada 13, marcado para o dia 5 de dezembro no Estádio da Luz. Pedro Gonçalves, recorde-se, perdeu cinco meses da temporada passada depois de lesionar-se no dia 10 de novembro de 2024, ainda na primeira para do jogo em Braga, sendo que a recuperação foi mais demorada do que o previsto pelo facto do jogador ter sofrido uma recaída em janeiro, quando já estava ainda em recuperação. Desta vez, o criativo leonino teve de sair aos 57' do encontro em Ponta Delgada.
A cumprir a quinta temporada de leão ao peito, Pote tem-se mostrado desde o início da época num excelente momento de forma e com o golo que apontou, de cabeça, ao Santa Clara, a fazer a igualdade 1-1, tornou-se o melhor goleador dos verdes e brancos em 2025/26 com nove remates certeiros. Soma ainda seis assistências. Desde que ingressou no emblema de Alvalade, os números dão bem conta da relevância que Pedro Gonçalves conquistou no clube: realizou 215 jogos, apontou 91 golos e fez 55 assistências. Esteve ainda nas conquistas de três campeonatos, 1 Taça de Portugal, 2 Taças da Liga e 1 Supertaça.

