Famalicão e Sporting resolveram as diferenças que persistiam sobre pagamentos, prazos e garantias. O médio assinou por cinco épocas.
Corpo do artigo
Após uma longa ronda de negociações, o Sporting e o Famalicão resolveram os problemas que persistiram durante dias na transferência de Pedro Gonçalves - relacionadas com pagamentos, prazos e garantias bancárias -, e o médio assinou ao final da tarde de ontem pelos leões por cinco temporadas.
12531522
Os verdes e brancos acautelaram o futuro inserindo no contrato uma cláusula de 60 milhões de euros.
O médio-ofensivo, que contribuiu de forma decisiva para a boa temporada do 6.º classificado da Liga em 2019/20, convenceu o emblema leonino a desembolsar 6,5 milhões de euros na sua aquisição, por metade do passe. Na última temporada, o médio conhecido como Pote apontou sete golos em 40 jogos, tornando-se numa das revelações do futebol português.
O atleta de 22 anos já vestiu a camisola de Portugal, nas categorias de Sub-18 e Sub-20, e depois de passagens muito discretas pelo Wolves e pelo Valência após acabar a formação no Braga, dá o salto para um dos grandes do futebol português graças à aposta no Famalicão para relançar a carreira.
Depois de Pedro Porro e Antunes, para as duas alas, o médio Pedro Gonçalves é a terceira contratação para 2020/21. Passou discreto por Valência e Wolves e revalorizou-se pelos minhotos
Nos minhotos, Pedro Gonçalves foi figura de destaque, desempenhando várias funções no miolo, no esquema tático de 4-3-3. Em Alvalade, e no 3-4-3 de que Rúben Amorim não abdica, Pote poderá ser opção para uma das duas opções do miolo, onde Wendel e Matheus Nunes acabaram a época a titulares, ou então para as posições mais próximas do ponta de lança. Aqui, Jovane e Plata foram os mais utilizados pelo técnico, com Vietto também como concorrente (Francisco Geraldes chegou a desempenhar o lugar, na ausência de alguns dos colegas).
O Sporting e o Famalicão tinham o negócio alinhavado desde a semana passada, mas as dúvidas que a liquidez financeira da SAD verde e branco tem suscitado nos mercados levaram a que o clube vendedor tenha feito mais exigências para garantir o sucesso dos pagamentos.
Ontem de manhã, o centrocampista de pendor ofensivo esteve nas instalações do Famalicão, mas para ultimar pormenores da saída e despedir-se. Ao fim do dia tornou-se o terceiro reforço leonino para 2020/21.