Médio que se destaca no Famalicão está sinalizado - o clube já foi abordado -, mas ainda à margem do negócio. SAD vai vender antes de comprar e já se inteirou das condições financeiras para assegurar a contratação de Pote
Corpo do artigo
Pedro Gonçalves, médio em destaque no surpreendente Famalicão, está na lista portista para o meio-campo.
Dragões já falaram com o Famalicão pelo médio. Contratação depende de vendas a efetuar
O JOGO sabe que os dragões já abordaram a SAD famalicense, mais concretamente o presidente Miguel Ribeiro, em duas ocasiões, a primeira delas antes da paragem provocada pela pandemia, e a segunda mais recentemente. A intenção foi apenas perceber em que moldes o jogador pode ser contratado e qual o valor necessário para a operação. O negócio ainda não avançou de forma mais concreta, mas o sinal está dado e qualquer coisa que aconteça com Pote, como Pedro Gonçalves também é conhecido, o FC Porto ficará a saber.
Na realidade, e mais do que contratar, a SAD portista está, nesta fase, interessada em vender. Há muitos jogadores a despertar a cobiça de emblemas estrangeiros e Pedro Gonçalves só avançará se forem criadas condições financeiras que o permitam e o plantel tiver a efetiva necessidade de contar com mais um médio. Trocando por miúdos, e como O JOGO já deu conta, comprar só depois de vender e para as posições deficitárias. Danilo, já se sabe, pode ir para o Arsenal, Otávio e Sérgio Oliveira estão a um ano de terminar contrato, Vítor Ferreira, Fábio Vieira e Romário Baró têm um enorme potencial e, também por isso, estarão sempre debaixo da atenção dos grandes clubes. Além disso, o mercado ainda agora está a começar e há outros jogadores que também estão sobre a mesa. O dossiê do médio, natural de Vidago, Trás-os-Montes, está, porém, mais adiantado.
O médio está ligado ao Famalicão até 2024 e não tem cláusula de rescisão. O Famalicão é detentor de 100% do seu passe
Pote joga preferencialmente como médio de transição. No Famalicão já desempenhou funções de "8" e de "10", mas sempre em 4x3x3. Tem, no entanto, facilidade para se adaptar ao 4x4x2, sendo numa das posições do meio ou descaído para uma ala, como acontece muitas vezes como Otávio. A experiência que teve no Wolverhampton, na equipa de sub-23, ajudou a moldar a sua polivalência. No Valência, ainda na formação, foi sempre médio ofensivo.
Representado por uma parceria entre Jorge Pires e Jorge Mendes, o jogador mantém-se à margem de todos os contactos, mas já percebeu que o seu futuro não será no Famalicão. Os minhotos têm previsto um encaixa substancial, sempre superior a cinco milhões de euros. Ontem, a TVI 24, que já adiantara o interesse dos dragões, acrescentou o Braga ao leque de interessados, mas a prioridade é mesmo o FC Porto. Será Jorge Mendes a vender alguns dos ativos dos dragões e pode também ser o empresário a agilizar a entrada de Pedro Gonçalves.
Com 22 anos, Pote fez sete golos em 39 jogos, o último deles precisamente ao FC Porto, que deu a vitória ao Famalicão no primeiro jogo após a retoma. Tem ainda sete assistências para golo.