Pedro Gonçalves certo no dérbi: decisão sobre titularidade nas mãos de Rúben Amorim
Médio ofensivo recuperou de uma lesão na coxa direita e na quinta-feira voltou ao relvado e trabalhou sem limitações
Corpo do artigo
Menos de três semanas depois de ter sofrido uma lesão muscular na coxa direita, Pedro Gonçalves está de volta aos treinos sem limitações e é opção para o dérbi de sábado, às 20h30, contra o Benfica no Estádio José Alvalade, partida que poderá ser esclarecedora em relação à luta pelo título de campeão nacional 2023/24.
Jogador esteve ausente da competição durante três semanas, falhando os jogos contra o Boavista e Estrela da Amadora, para o campeonato, e Benfica, na segunda mão das “meias” da Taça de Portugal.
O médio ofensivo não fazia parte das opções de Rúben Amorim desde a partida diante da Atalanta, relativa à segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa. O remate vitorioso do sportinguista nessa partida teve um custo elevado que foi uma lesão que o afastou da competição durante três semanas, ou seja, dos jogos contra Boavista e Estrela da Amadora para o campeonato e Benfica, na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, na última terça-feira, no Estádio da Luz. De resto, Pote contribuíra e, de que maneira, para a passagem dos leões à final da prova, marcando o primeiro golo da sua equipa em Alvalade, no triunfo por 2-1 sobre as águias.
Em 2020/21, Pedro Gonçalves foi o artilheiro do campeonato com 23 golos, lutando com Seferovic pela conquista do troféu
A lesão sofrida a 14 de março também travou o regresso do jogador à Seleção Nacional, um dos principais objetivos de carreira. Pedro Gonçalves estava pré-convocado por Roberto Martínez para os particulares diante da Suécia e Eslovénia e acabou por ficar de fora dos eleitos, perdendo também de certa forma mais uma oportunidade para se aproximar um pouco mais do núcleo de jogadores habitualmente eleitos pelo selecionador. O atacante dos leões, que estava a fazer uma temporada ao nível das anteriores, interrompeu a caminhada positiva devido à lesão. Em 40 jogos, apontou 16 golos e fez 13 assistências. Em relação à época transata são apenas menos quatro golos. Em 2020/21, ano em que os leões conquistaram o título nacional, foi o artilheiro do campeonato com 23 golos, lutando lado a lado com Seferovic, na altura ponta-de-lança do Benfica, pelo troféu.
A decisão nas mãos de Amorim
Titular ou no banco? A decisão será de Rúben Amorim e o treinador só deve ficar totalmente esclarecido em cima da hora do jogo. As próximas horas serão decisivas para esclarecer se o médio ofensivo tem condições, ou não, de iniciar a partida, sabendo-se que será um jogo exigente do ponto de vista físico e psicológico. Recorde-se que o ataque tem sido entregue a Trincão, Paulinho e Gyokeres e, no miolo, Morita regressa para se juntar a Hjulmand, fechando a porta à entrada de qualquer outro jogador.