
Paulinho esteve em excelente plano frente ao Moreirense
Gonçalo Delgado/Global Imagens
Dois meses após a estreia, o avançado deu um salto qualitativo e mostrou a sua versão mais produtiva de 2020/21.
O Sporting travou uma pugna de meses com o Braga para conseguir a contratação de Paulinho, consumada apenas no fecho do mercado de transferências de janeiro representando o maior investimento da história do clube, e ao fim de cinco jogos o camisola 21 finalmente justificou tamanha aposta, registando os seus melhores números da temporada na Liga NOS.
13541190
Foram precisos dois meses depois da estreia com a malha verde e branca, à quinta partida, para o avançado mostrar o porquê da insistência do clube e explicar um investimento tão avultado, de 16 milhões de euros por 70% do passe, num jogador com 28 anos.
Analisando os dados de Paulinho nos cinco jogos de verde e branco (ver quadro em anexo), verifica-se uma melhoria em praticamente todos os capítulos. Mas é a comparar com a média por 90" de jogo no acumulado da temporada na Liga NOS que salta mais à vista que o atacante voltou a exibir-se a um nível elevado. Com os minhotos, superou os números globais de 2020/21 em ações totais (66 com 61% bem sucedidas, contra o valor médio de 55,45 com 45% de acerto), na direção dos remates (foram todos à baliza, contra 41,5%), na quantidade de passes certos (25 contra média de 16,4), nas percentagens de passes precisos para o terço final do campo (60% contra 57,1%) e para a área rival (100% contra 51,7%), nos duelos ganhos (48% contra 36,9%), e até de toques na grande área adversária (5 contra 4,31), entre outros.
Contra o Moreirense, ao quinto jogo pelos leões, o camisola 21 marcou, mas não só: superou os números acumulados na Liga NOS em aspetos relevantes para a posição, nas partidas pelos leões e pelo Braga
Rúben Amorim já tinha referido várias vezes que, além de ser um jogador feito, Paulinho valia muito mais do que os golos. "Volto a dizer que o Paulinho é o melhor nove do país. É para o projeto do Sporting, para ajudar os outros a render e a serem melhores", disse Amorim dias depois do fecho do mercado e na véspera da estreia do avançado, contra o Marítimo (5 de fevereiro), insistindo nas valências do reforço: "Dá mais opções. Quando falamos de criar dificuldades aos adversários, o Paulinho dá-nos coisas que não temos no plantel. São características diferentes e a equipa do Sporting é mais forte com ele."
Trata-se de um jogador maduro, com inteligência tática, qualidade técnica e faro de golo, e na última ronda da Liga NOS, contra o Moreirense, o 21 deu crédito às palavras do técnico, não só marcando o seu primeiro golo pelos leões, como registando os seus melhores números da temporada no campeonato noutros itens estatísticos relevantes para a sua posição.
No fim do jogo, Paulinho mostrou-se alinhado com as palavras de Amorim durante os últimos tempos, desvalorizando o seu golo: "Desde o primeiro dia em que cheguei ao Sporting que disse que não vinha para aqui para conquistar títulos individuais ou para valorizar-me, mas para ajudar o clube."
O técnico, por sua vez, apontou um "jogador mais maduro e conhecedor dos colegas", realçando a condição física, já que a integração e adaptação de Paulinho foi interrompida por uma lesão e paragem de várias semanas. "Acho que fez uma boa exibição, está melhor fisicamente e tem uma enorme capacidade de acrescentar valências à equipa. Vai crescer, está preparado para a pressão, faz falta à equipa. Foi um jogador que quisemos muito. Um avançado vive de golos, mas ele liga a equipa", concluiu.
