Passou por Portugal e aprova reforço do Braga: "É muito rápido e gosta de atacar"
Sueco vai ser reforço para Artur Jorge na segunda metade da época e o ex-jogador dá conta de um defesa veloz e ofensivo. Há acordo entre o Braga, o AIK e o próprio jogador para um contrato de longa duração, nunca inferior a cinco épocas. Internacional sueco custa perto de dois milhões de euros aos cofres da SAD minhota.
Corpo do artigo
O Braga tem assegurada a contratação de Joe Mendes, defesa-direito sueco do AIK, e Fredrik Soderstrom, que vestiu várias camisolas em Portugal, aprova a prospeção dos arsenalistas naquele campeonato nórdico. "O Joe Mendes é um bom jogador. Tem 20 anos e já fez coisas muito boas no AIK", analisa o antigo internacional sueco a O JOGO.
O Braga já chegou a acordo com o AIK e aceitou pagar um pouco menos do que dois milhões de euros para contratar o defesa-direito. Consumada a fase negocial com o emblema de Solna, nos arredores de Estocolmo, a SAD arsenalista chegou depois a acordo com o defesa para a realização de um contrato de longa duração, nunca inferior a cinco temporadas. Atualmente sem competir, visto que o campeonato sueco terminou em novembro (o AIK ficou em quinto, fora da zona europeia) e o próximo arranca apenas em abril, devido ao inverno rigoroso, Joe Mendes já está a fazer os preparativos para viajar para Portugal, de maneira a reforçar no imediato o plantel de Artur Jorge.
Atento aos jovens valores suecos, Fredrik Soderstrom é rápido a eleger a primeira qualidade do reforço bracarense. "É um defesa muito rápido e que gosta de atacar. Vai muitas vezes ao ataque. Se vai adaptar-se bem a Portugal, é uma pergunta para a qual não tenho resposta, porque isso depende muito da mentalidade de cada jogador. E só o conheço de o ver nos relvados. Depois, o campeonato português nem sempre é fácil para quem chega de fora. O que posso assegurar é que se trata de um bom jogador", refere Fredrik, 49 anos, antigo defesa do Vitória (137 jogos), FC Porto (40), Braga (33) e Estrela da Amadora (15).
Além do sueco, Josafat Wooding Mendes tem ainda passaporte da RD do Congo, tendo repartido a formação entre o AFC United e o AIK. Como sénior, vestiu apenas as camisolas do AIK e do Hammarby. Na última temporada, realizou 25 jogos na equipa de Solna, em todas as competições (campeonato, Taça e Conference League), com o registo de um golo e uma assistência. A vocação ofensiva, conjugada com a velocidade, despertaram a atenção de vários clubes e foi devido à enorme concorrência, oriunda de Itália, França, Alemanha e Holanda, que o Braga decidiu avançar no imediato para o negócio, desembolsando perto de dois milhões de euros pelo internacional sueco (tem um jogo, feito em janeiro, no Algarve, contra a Islândia).