Passou pelo Sporting e Lage está a limá-lo: eis o lateral que vai "apertar" Grimaldo
Confirmada a saída de Yuri Ribeiro, Nuno Tavares, defesa-esquerdo de 19 anos, tem vaga assegurada no elenco de Bruno Lage para a nova época.
Corpo do artigo
Yuri Ribeiro ruma ao Nottingham Forest (ver página 7) e, com a confirmação desta saída do defesa-esquerdo do plantel encarnado, fica também assegurado que o concorrente direto de Grimaldo em 2019/20 será Nuno Tavares. O jovem, de 19 anos, é uma das grandes esperanças do futebol de formação dos encarnados e está, desde o início da pré-temporada, a trabalhar às ordens de Bruno Lage. E, sabe O JOGO, vai continuar a estar, de forma efetiva.
O jogador, de 19 anos, entrou em 2015/16 nos quadros do Benfica como extremo mas, devido às suas características, depressa foi convertido num lateral que se destaca nas ações ofensivas
Luís Filipe Vieira já dera o mote no mês passado, em entrevista à Rádio Renascença, assegurando que o Benfica não iria ao mercado por laterais. "Os futuros laterais do Benfica estão dentro do clube", disse. Agora, isso já está efetivado para a esquerda embora, sabe O JOGO, Nuno Tavares possa continuar a estar disponível para jogar na equipa B quando não for convocado para a principal.
Há quatro anos nos quadros do Benfica, é admirado pela estrutura que gere a formação das águias e pelos técnicos, Bruno Lage incluído. O agora treinador da equipa principal vê no internacional português capacidade para fazer sombra a Grimaldo já esta época e, ao que apurámos, é intenção de Lage limar um jovem que ainda precisa de ser trabalhado nalguns aspetos defensivos. Quando chegou ao Seixal, em 2015/16, fê-lo como ala mas os técnicos encarnados, nomeadamente Luís Araújo, viram ali potencial de defesa. Na altura, nos juvenis B, Rodrigo Conceição era um extremo a dominar o lugar que Tavares conhecia e, nos anos seguintes, a concorrência foi crescendo com Jota, Úmaro Embaló, João Félix e Jair Tavares.
11086622
A Nuno Tavares faltava eficácia na exploração de espaços interiores, sendo entendido que poderia ser melhor rentabilizado na defesa, até pela capacidade física, à semelhança de casos anteriores como os de João Cancelo, Nélson Semedo ou Aurélio Buta. O jovem benfiquista aceitou o desafio e hoje, no plano ofensivo, é um jogador que faz a diferença nas subidas, no um para um e na qualidade dos cruzamentos, mas é entendido que tem ainda de crescer na eficácia defensiva e no posicionamento. Bruno Lage quer fazê-lo nos próximos meses, tendo o atleta no plantel.
Curiosidades sobre Nuno Tavares
Música pôs futebol em risco
Aos 15 anos, Nuno Tavares esteve quase a deixar de jogar futebol. O jovem estudava música no Conservatório e tinha problemas em conciliar as aulas com os horários de treinos no Seixal. A passagem para lateral e o aumento da sua utilização em jogos dos juvenis, fez pender a balança a favor do futebol.
Afinação: o técnico das águias pretende limar algumas lacunas defensivas do atleta
Formação passou pelo Sporting
Os primeiros anos da formação de Nuno Tavares foram divididos entre o Sporting e o Casa Pia. O Benfica, esse, manteve o então extremo debaixo de olho, tendo aproveitado para o "agarrar" em 2015/16, quando deixou os gansos.
Disciplina é ponto forte
Apontado por quem o conhece do trabalho diário como um jovem tranquilo, discreto e muito disciplinado, o defesa é ainda elogiado pela inteligência dentro e fora do futebol. Aspetos que, aliás, ajudam a explicar a sua fácil adaptação ao lugar de defesa-esquerdo.
Lesão de Grimaldo alarga expectativas do jovem
Grimaldo arrancou a pré-época limitado por um traumatismo numa perna, razão pela qual tem feito trabalho condicionado. Esta situação, desconhecendo-se ainda a sua gravidade, faz aumentar, teoricamente, as possibilidades de Nuno Tavares até ser o lateral-esquerdo titular no primeiro jogo de preparação das águias, esta quarta-feira no Estádio da Luz, frente ao Anderlecht.