Bruno Viana não fez parte das duas últimas convocatórias e passou há cerca de uma semana a treinar com a equipa B.
Corpo do artigo
Bruno Viana está em maus lençóis. O defesa-central brasileiro já não faz parte do plantel principal e encontra-se a trabalhar com a equipa B, tudo devido a uma alegada falta de profissionalismo, empenho e concentração, tanto em situação de treino como de jogo.
De acordo com as informações recolhidas por O JOGO, a gota de água que fez transbordar o copo de Carlos Carvalhal terá acontecido na partida com o Gil Vicente, há pouco mais de uma semana, duelo em que foi substituído ao intervalo.
A decisão de excluir o brasileiro do plantel e enviá-lo para a equipa B foi tomada pouco depois, uma opção concertada entre o treinador e a administração da sociedade desportiva, e bate certo com a ausência do central da lista de convocados desde essa altura.
A cumprir a quarta época em Braga, Bruno Viana foi incluído, sem surpresas, na estrutura titular de Carlos Carvalhal, um cenário idêntico ao das últimas temporadas, dado que o central, com mais ou menos críticas por parte dos adeptos, ganhou sempre a confiança dos treinadores. No entanto, a situação começou a mudar e tudo se deveu àquilo que o Braga considerou como falta de atitude do central brasileiro, que terá revelado falta de dedicação e empenho, o que não caiu bem junto do treinador e do grupo de trabalho. Aliás, numa primeira fase, o próprio jogador foi avisado e aconselhado a mudar, mas a conversa não surtiu efeito e a exclusão do plantel foi a decisão seguinte. Um dos sinais visíveis dados por Carvalhal sobre o descontentamento em relação ao jogador foi dado após a deslocação a Paços de Ferreira (derrota por 2-0), excluindo o central dos dois jogos seguintes, ambos para a Taça da Liga; primeiro ficou na bancada na meia-final com o Benfica e depois não saiu do banco na final com o Sporting. No jogo seguinte, o treinador deu-lhe a titularidade na partida com o Gil Vicente e substitui-o ao intervalo, tendo sido essa a última vez que Bruno Viana foi visto.
A administração da sociedade desportiva está em sintonia com o treinador e, atendendo à decisão de Bruno Viana não trabalhar mais esta época com o plantel principal, já está a ser estudada uma saída para o caso. Alguns campeonatos continuam com as inscrições abertas, casos, por exemplo, da Rússia, Polónia, Hungria, Roménia ou Israel, só para citar alguns, e estão a ser procuradas soluções.
Confrontado por O JOGO com estas versões, Fernando Couto, que gere a carreira do jogador, preferiu não tecer comentários por enquanto, ainda que tenha admitido que vai falar com António Salvador sobre o caso.