Passou a trinco por falta de soluções e prepara-se para ser titular no V. Guimarães
Alfa Semedo, médio que jogou pela primeira vez pelo Vitória diante do Casa Pia, para a Taça da Liga, estreou-se no escalão principal no Moreirense, sob o comando de Manuel Machado.
Corpo do artigo
Alfa Semedo estreou-se no último domingo pelo Vitória, em Pina Manique, diante do Casa Pia, para a Taça da Liga.
Depois de chegar do Vilafranquense, da II Divisão B, o luso-guineense adaptou-se com facilidade "a um futebol de I Liga mais exigente", conta o ex-treinador do Moreirense e do Vitória
O médio, que assinou um contrato válido até 2026 e ficou com uma cláusula de 50 milhões de euros, será, ao que tudo indica, titular no primeiro jogo do Vitória no campeonato - domingo, com o Portimonense -, competição na qual jogou pela primeira vez em 2017/18, pelo Moreirense.
Manuel Machado, então treinador da equipa de Moreira de Cónegos, conta como Alfa Semedo, que antes, no Vilafranquense, "jogava na posição 8", passou a ser trinco. "Era a única alternativa. Não tinha mais ninguém para essa posição. Mesmo não sendo um trinco de raiz, era o que tinha as características mais adequadas para cumprir o lugar. E a verdade é que acabou por ser titular indiscutível e fazer uma época muito boa", recorda Manuel Machado, que recorda esse Alfa inicial que lhe parou nas mãos.
"Tinha uma condição físico-atlética muito dotada, com um nível técnico razoável e com grande intensidade de jogo. Tinha também uma natural necessidade de ganhar experiência e conhecimento, além da adaptação ao futebol da I Liga, naturalmente mais exigente", sublinha o técnico que viu o médio pela primeira vez num Torreense-Vilafranquense, para a Taça de Portugal, quando ainda era treinador do Nacional. A primeira observação como treinador do Moreirense foi, curiosamente, num jogo da equipa de Vila Franca de Xira contra o V. Guimarães, em dezembro de 2016.
"Gostei muito das características, embora estivesse a jogar como oito", lembra o treinador, que orientou o Vitória em 87 jogos, elogiando a evolução do médio em 2017/18: "Revelou-se muito disponível, muito permeável à aprendizagem, adaptou-se à posição seis e impôs-se rapidamente."
Com "experiência" para se impor
Manuel Machado considera que Alfa Semedo tem condições para ter êxito num clube "exigente". "Acumulou experiência depois da época que fez no Benfica, conheceu dois campeonatos de grande exigência [I Liga de Espanha e Championship] e, aos 23 anos, julgo que, mesmo num clube em que o critério e a cobrança são muito elevados, estará um jogador com capacidade para se impor, até pela falta de alternativas na posição 6", defendeu, acrescentando que poderá "contribuir para que o Vitória tenha o sucesso que lhe fugiu nas duas últimas épocas."