Diogo Ribeiro é o goleador do Dumiense que quer travar o líder da Liga 2, Aves SAD na Taça de Portugal. Um avançado que deu cartas no campo e na faculdade. Alegria maior é ter jogado e capitaneado Académica, e ter conseguido fazer em Coimbra o curso superior
Corpo do artigo
Em maré goleadora ao serviço do Dumiense, no Campeonato de Portugal, sete jogos e quatro golos, Diogo Ribeiro, de 34 anos, é um avançado de créditos bem conhecidos, criado no Sporting, internacional jovem, com passagem ainda pelo Braga no final do trajeto de formação. Ponta-de-lança de faro apurado em diversos clubes da carreira, teve o auge nas primeiras subidas do Vizela com Álvaro Pacheco, não apagando, nunca da memória, o contributo dada em diferentes fases à Académica, pois é o manto dos estudantes que lhe prende o coração. A Taça de Portugal vai também levá-lo a defrontar uma antiga equipa, o Aves SAD.
"Estou a passar um bom momento, estou muito feliz aqui, temos um grupo muito forte e todas as condições para fazermos uma época positiva. O Aves é o líder da Segunda Liga mas vamos entrar para ganhar e, principalmente, para desfrutar do momento", avisa, sem estar pressionado a marcar, ao contrário de outros dias. "Claro que os golos são parte importante no meu rendimento, mas o meu objetivo é muito mais desfrutar do futebol e ajudar a equipa e conseguir atingir os objetivos. Se for com golos melhor ainda!", enfatiza este licenciado em Educação Física, a partir de Coimbra. "Sinto que o curso me deu uma grande bagagem não só pela licenciatura, mas por toda a experiência adquirida ao longo do tempo. Já trabalho com os iniciados do Dumiense e dou aulas de futebol aqui no colégio João Paulo II, que faz também parte do projeto do clube. Agradeço a esta direção pela oportunidade de me fazer crescer muito", relata, exaltando a sua febre academista.
"A Académica é o clube da minha cidade do qual sou sócio. É um amor para a vida! Tive o privilégio de jogar lá, de ser capitão e de me licenciar na Universidade de Coimbra. Tudo sonhos que um jovem de Coimbra tinha por cumprir! Vivi tudo com muita intensidade e,com a certeza, que foram dos melhores momentos da minha vida. Desejo o melhor à Académica, que volte rápido ao lugar que é dela", sustenta, caraterizando esse pontapé no ar, acrobático, que foi o curso, no meio de tanta azáfama como profissional de futebol.
"Foi um orgulho conseguir fazê-lo e compatibilizá-lo com a minha carreira. Felizmente encontrei pessoas que me ajudaram muito. O João Traquina, hoje no Covilhã, foi meu parceiro neste trajeto. Juntos fomos pelo mesmo objetivo. Foi uma exigência familiar, sempre ouvi 'segues os teus sonhos, mas tens de continuar a estudar'. Levei este lema muito a sério, porque o plano B é essencial. Ainda quero jogar mais uns anos mas preparo o futuro todos os dias", realça Diogo Ribeiro, grato também à namorada, que foi igualmente até ao fim no curso.
O avançado do Dumiense não esquece também o privilégio da sua formação em Alcochete.
"As memórias da minha formação são de muita felicidade, passei por quase todos os escalões do Sporting e sagrei-me campeão em todos. Tive a possibilidade de jogar pelas seleções jovens de Portugal. Foram vivências que também moldaram a minha personalidade", desvenda, colega de Cedric e Mário Rui no Sporting.
"Mantenho amizade com os dois, mas ganhei ligação forte ao Cedric. São amigos para a vida porque vivemos muito intensamente períodos que nos marcaram. Quando ele vem a Lisboa estamos juntos nas férias", conclui.