Em três rondas com clubes da Ucrânia, as águias apuraram-se sempre. Porém, após perderem por 2-1 fora na primeira mão da segunda prova da UEFA, só passaram uma vez em três.
Corpo do artigo
Obrigado a vencer para aspirar a uma presença nos oitavos de final da Liga Europa, o Benfica conta com um passado de sucesso em eliminatórias frente a equipas da Ucrânia.
Agora frente ao Shakhtar Donetsk, o emblema encarnado tenta repetir o que já conseguiu diante de FC Dnipro, em 1989/90, Dínamo Kiev, em 1991/92, e Vorskla Poltava, em 2009/10. Ou seja, em fases a eliminar conseguiu sempre deixar o adversário ucraniano pelo caminho - na primeira vez para a Taça dos Campeões Europeus e as duas seguintes para a Taça UEFA/Liga Europa.
O Benfica não tem, contudo, um registo positivo no que diz respeito à reação a desaires por 2-1 na segunda prova da UEFA. Isto porque em três ocasiões apenas por uma conseguiu a reviravolta na eliminatória, já com a prova com a sua nova designação. Nas duas primeiras vezes em que foram derrotadas por 2-1, com o FC Liègeois, em 1988/89, e com o Hamlstads, em 2000/01, as águias nem sequer venceram na segunda mão, acabando por empatar a uma bola no Estádio da Luz. Já no atual formato, e sob o comando de Fernando Santos, o Benfica conseguiu, em 2006/07, a qualificação para os "quartos" ao vencer em casa o PSG por 3-1, após o mesmo resultado que contabilizou com o Shakhtar.
11852109
Invicto na Liga Europa em jogos no Estádio da Luz, prova na qual conta já com 22 partidas como visitado, o conjunto encarnado apresenta 19 triunfos e apenas três empates, sendo que, dos embates que venceu em casa, 12 desses resultados serviriam agora para eliminar o Shakhtar, enquanto os restantes sete (vitórias por 2-1) ditariam o prolongamento no jogo de amanhã.
Shakhtar Donetsk é feliz em Portugal
Agora orientado por Luís Castro, o Shakhtar Donetsk visita Portugal pela décima ocasião e tem sido bastante feliz em território luso. O adversário das águias não perdeu nas derradeiras três deslocações (venceu as duas últimas, ambas com o Braga, e empatou antes com o FC Porto) e contabiliza cinco vitórias em nove, uma delas precisamente no Estádio da Luz, por 1-0, em 2007/08. De resto, tem um empate e três derrotas.