Palhinha corre pela mudança: SAD e jogador esperam transferência no final da época
Depois de perder espaço na equipa, devido a lesões e castigos, o internacional luso está também empenhado em ser convocado pelo selecionador para os jogos da Liga das Nações e recuperar a vaga perdida.
Corpo do artigo
Palhinha acelera nesta fase final da época para recuperar o estatuto de indiscutível que teve nos primeiros três meses de temporada, quando fez 17 jogos como titular em 19 possíveis.
Anteontem, o médio foi titular contra o Boavista, já o tinha sido diante do Benfica, e corre pela valorização nos derradeiros três jogos, sabendo que precisa de convencer exibicionalmente para voltar às opções de Fernando Santos nos quatro jogos da Liga das Nações em junho - o primeiro dia 2, em Espanha, seguindo-se os embates com Suíça, de 5 e 12, e com a Chéquia no dia 9.
Desde que foi chamado, em março de 2021, pela primeira vez à equipa das Quinas, Palhinha somou 12 internacionalizações, foi cinco vezes titular (uma delas no Europeu) e marcou dois golos.
Porém, após a terminar a fase de grupos de apuramento para o Mundial, ficou fora da chamada do selecionador para os dois jogos do play-off, contra Turquia e Macedónia do Norte. Apesar de o Mundial do Catar ser no final de 2022, o médio espera entrar nas contas da Liga das Nações.
Para a SAD do Sporting o regresso de Palhinha ao melhor nível é uma necessidade: o centrocampista é um dos ativos que os leões querem potenciar para transferir no verão, apontando a um valor na ordem de 30 M€ para atingir a meta de 100 M€ (já incluindo a transferência definitiva de Nuno Mendes para o PSG) em vendas. Uma verba que não é fácil de concretizar, sobretudo se o jogador não reconquistar o seu espaço e visibilidade na Seleção.
Ainda sem a capacidade física que mostrou em 2020/21 e no arranque desta época, Palhinha perdeu o comboio da titularidade indiscutível em novembro: ficou fora por lesão muscular cinco encontros. Novo problema muscular afastou-o do jogo com o City, em março. Aos seis jogos de ausência por lesão juntaram-se outros quatro por castigo, três na sequência dos incidentes no clássico com o FC Porto para a Liga.
Frontalidade com Amorim ajuda
João Palhinha é uma extensão de Rúben Amorim em campo e a ligação que ambos criaram em Braga, quando o camisola 6 estava cedido pelos leões, foi assinalada pelos dois. O treinador tem a porta aberta e sabe da necessidade de dar confiança ao jogador.
"Foi a confiança que o Rúben me passou desde que entrei na equipa, dá-me um à-vontade diferente para estar dentro de campo. O Rúben conseguiu potenciar, em muito, as minhas qualidades e as dos meus colegas", expressou Palhinha em maio de 2021 após o título.
Tottenham, Wolves e PSG estão atentos
Vários clubes estão atentos ao concurso de João Palhinha, ainda que as sondagens não tenham chegado aos 30 milhões de euros. O Wolverhampton está atento a alvos para poder suprir as possíveis saídas de Rúben Neves e João Moutinho, o Tottenham estuda a contratação de um médio e o PSG vai mudar de treinador para 2022/23, mas observou o jogador no passado.
Ugarte garante rendimento no meio-campo
Até à jornada dez do campeonato, Ugarte só tinha 37 minutos na prova. A partir daí, aproveitou a lesão muscular de Palhinha. Tanto que tem, neste momento, os mesmos jogos que o luso (36). Nos minutos, Ugarte leva 1821 contra os 2636 de Palhinha. O ex-Famalicão dá garantias para ocupara a vaga de médio mais recuado em 2022/23 e tem até coabitado com Palhinha no meio-campo.