Castores derrotaram o Gil Vicente por 2-1, com o golo da vitória a surgir nos descontos. Paulo Fonseca passa finalmente esta fase da prova, à quarta tentativa.
Corpo do artigo
Um golo de Caetano nos descontos permitiu hoje ao Paços de Ferreira vencer na receção ao Gil Vicente, por 2-1, e qualificar-se para as meias-finais da Taça de Portugal.
O golo que decidiu o jogo foi marcado já no segundo dos três minutos de descontos, por Caetano num remate cruzado, depois de João Vilela, aos 72 minutos, ter anulado a vantagem pacense conseguida por Yero, aos 17 minutos, na própria baliza.
As duas equipas encararam a eliminatória com ambição e recorreram às suas principais unidades. O Paços trocou o castigado Ricardo por Javier Cohene, enquanto o Gil se apresentou com quatro alterações na equipa inicial, incluindo a estreia de João Vilela.
O Paços de Ferreira acabou por ser feliz na forma como conseguiu a vitória, depois de um início prometedor, com claro domínio no jogo, face a uma equipa que não pressionou e via jogar, mas tudo se desvaneceu com o golo inaugural.
A partir daí, a equipa desacelerou e começou a gerir a vantagem demasiado cedo, cometendo alguns erros pouco habituais, que podiam ter custado maiores dissabores: Yero, aos 19, e João Vilela, aos 22 minutos, estiveram perto do golo.
O Gil Vicente voltou a estar perto do golo, no início da segunda parte, mas Yero falhou a emenda à boca da baliza, depois de um bom trabalho na esquerda de Luís Martins, um dos melhores em campo.
O Paços procurava baixar o ritmo de jogo e a expulsão do gilista Éder, aos 66 minutos, acentuou esta tendência, que apenas se alteraria depois do merecido golo do empate conseguido, de cabeça, por João Vilela, na sequência de um pontapé de canto, aos 72 minutos.
Caetano entrou logo a seguir e deu outra dimensão ao ataque pacense, conseguindo já nos descontos o golo que definiu a diferença no jogo, com um remate cruzado, após passe de Josué.
Jogo no Estádio da Mata Real, em Paços de Ferreira.
Paços de Ferreira - Gil Vicente, 2-1.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Yero, 17' (p.b.).
1-1, João Vilela, 72'.
2-1, Caetano, 90'+2'.
Equipas
Paços de Ferreira: Cássio, Tony, Tiago Valente, Javier Cohene, Antunes, André Leão, Luiz Carlos (Filipe Anunciação, 64), Vítor, Hurtado, Josué e Cícero. Suplentes: António Filipe, Diogo Figueiras, Filipe Anunciação, Manuel José, Arturo Álvarez, Caetano e Jaime Poulsen.
Treinador: Paulo Fonseca.
Gil Vicente: Adriano Facchini, Éder, Halisson, Cláudio, Vítor Vinha (Brito, 28), Luís Manuel (André Cunha, 62), João Vilela, César Peixoto, Luís Carlos, Luís Martins e Yero. Suplentes: Lúcio, Sandro, Pedro Pereira, André Cunha, Valdinho, Brito e Pio).
Treinador: Paulo Alves.
Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Vítor Vinha (16), Éder (50 e 66), Luís Manuel (56). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Éder (66).
Assistência: Cerca de 800 espetadores