Espreite os números e as curiosidades da 21ª jornada da I Liga, que ficou marcada pela histórica goleada do Benfica ao Nacional, por 10-0.
Corpo do artigo
A goleada de 10-0 do Benfica, ao Nacional, foi o décimo 10-0 das 85 épocas de história da I Liga. Coisa assim, já não se via desde 1963/64, já lá vão 55 anos, quando o Benfica aplicou igual receita ao Seixal.
Quando o futebol ainda tinha borbulhas na cara - nos anos 40, sobretudo -, há registos incríveis, como uns bíblicos dois 14-0 no CF Unidos-V. Guimarães e no Sporting-Leça, e outro que se mantém como o recorde do maior número de golos marcados por uma equipa num jogo da I Liga: o Belenenses chegou a levar a bola ao centro por 15 vezes. O adversário foi a Académica e, honra lhes seja feita, marcaram dois golitos, num "score" final de 15-2.
As maiores goleadas de sempre da I Liga pertencem quase todas à equipa da casa, mas há uma exceção: o FC Porto fez o papel de convidado pouco simpático, quando goleou o Académico, por 1-12, no extinto Estádio do Lima - casa que o FC Porto curiosamente chegou a usar por empréstimo.
CURIOSIDADES
3.º de livre direto
O golo de livre direto de Bruno Fernandes (Sporting) ao Feirense foi o terceiro do médio na I Liga neste tipo de lance. Na época passada, fez um frente ao Estoril (v, 2-0) e ao Tondela (v, 2-0).
12 assistências
Pizzi fez três assistências na goleada do Benfica. O médio soma 12 passes para golo, mais quatro do que o mais direto perseguidor, Nuno Sequeira (Braga). Pizzi já fez o dobro das assistências de toda a época anterior.
32'' - golo de Grimaldo
O golo do benfiquista Grimaldo, aos 32'', é o segundo mais rápido da época, na I Liga, depois do golo de Xavier (Tondela), aos 14''. Se alargarmos o período de estudo para as 15 épocas, fica em 15.º do ranking.
9 pontos com Inácio
Com Augusto Inácio, o Aves conquistou nove pontos em quatro jogos e subiu do último ao 14.º lugar, acima da linha de água. Inácio é o 2.º técnico substituto - atrás de Bruno Lage - com a melhor média de pontos por jogo: 2,25.
2.ª reviravolta do Braga
O Braga fez a segunda reviravolta na I Liga. Nesta jornada, virou o 0-1 para 2-1, frente ao Chaves, imitando o que já tinha feito diante do Aves, também em casa. Equipas com mais reviravoltas: Sporting (4), FC Porto e Moreirense (3).
5.º lugar não cai do céu
O inédito 5.º lugar do Moreirense não cai do céu, como se comprova pela estatística: 6.º com mais remates (12,2 por jogo); 5.º com menos remates consentidos (10,2); 8º com mais cruzamentos (16,1) e 9.º com mais passes (355).