"Ou continuamos a querer vencer, com Pinto da Costa, ou sujeitamo-nos a uma opção para não vencer mais"
Declarações de António Oliveira, membro da lista de Pinto da Costa às eleições no FC Porto, à entrada para a apresentação do documentário Senhor Presidente, série que será transmitida na plataforma Prime Vídeo
Corpo do artigo
Participar no documentário: “Foi com muito prazer, com uma honra muito grande e um privilégio, porque conheço Jorge Nuno Pinto da Costa nas duas suas facetas: o Jorge Nuno e, depois, o Pinto da Costa. Foi meu chefe do departamento do futebol e depois meu presidente. Portanto, era irrecusável, como será sempre, em qualquer circunstância, o convite para falar do presidente Jorge Nuno Pinto da Costa e do FC Porto. Aceitei com muito gosto, com agrado, estou até expectante, porque já não me lembro o que disse. Às tantas, disse alguma coisa mais ou menos inconveniente. Portanto, estou aqui com toda a satisfação ao lado do FC Porto e de Pinto da Costa.”
Importância de ficar a conhecer a pessoa Pinto da Costa: “É muito importante. A figura do presidente Pinto da Costa, que já leva 42 anos de sucessos e muitos anos de ter entrado no clube, em 1982, é uma figura icónica. Estamos a falar de uma pessoa que é, do meu ponto de vista, a terceira maior lenda e que será nos próximos séculos. Temos Santiago Bernabéu, Angelo Moratti, do Inter, e Jorge Nuno Pinto da Costa, do FC Porto. Pegou num clube regional e transformou num clube nacional, internacional e a nível mundial. Portanto, quando estamos a falar desta figura, temos de ter respeito, dignidade, orgulho e honra. Temos de prestar-lhe a devida homenagem em todos os seus atos, as suas presidências. Este até é o momento, porque coincide com as eleições. Temos de fazer uma opção muito clara do meu ponto de vista, que tenho 56 ou 57 anos, vim para aqui menino, foi aqui que nasci: ou continuamos a querer vencer, como temos feito com Pinto da Costa, ou sujeitamo-nos a fazer uma opção para não vencer mais.”
Legado para os mais novos: “É sempre importante para os mais novos, mais jovens, menos jovens, mais idosos, mais velhos. É preciso ver a história de Jorge Nuno Pinto da Costa e é preciso que os pais expliquem aos mais novos quem é e quem foi Jorge Nuno Pinto da Costa. O que o clube era em 1970 e o que o clube é hoje. O FC Porto é considerada a quarta maior equipa ou a melhor equipa do Mundo. Hoje somos respeitados, o que até à entrada dele não éramos. Prestávamos vassalagem. E não vou citar os nomes para não me repetir, porque toda a gente já sabe a quem prestávamos vassalagem, a quem chegávamos muito bem moralmente, fantásticos, mas perdíamos sempre. E foi com este senhor que começámos um processo de perder o medo. O FC Porto o que é hoje deve a um senhor que vai ser homenageado. O resto é treta. A história não se apaga. Portanto, os que não sabem que perguntem aos mais velhos e estes passem a palavra de quem foi e quem é este senhor.”