Otávio vai para o oitavo ano no FC Porto: "Só quem vive e está ali é que sabe..."
ENTREVISTA >> A O JOGO, o Otávio já aponta à nova temporada e dá a receita necessária para resgatar o título nacional
Corpo do artigo
Otávio está a gozar alguns dias de descanso antes de se apresentar ao serviço da Seleção Nacional. Na ressaca da conquista da Taça de Portugal, o terceiro troféu da temporada que está a terminar, o "Baixinho", em declarações a O JOGO, já aponta baterias à nova campanha com um objetivo bem definido: recuperar o campeonato.
O que foi fundamental para que a equipa nunca desistisse e acabasse com três títulos e a lutar até à última pelo campeonato?
-Fundamental foi o acreditar de todos e em todos os momentos, pois sabíamos do que éramos capazes. Mesmo com alguns maus momentos nunca nos deixamos ir abaixo. Juntamente com os nossos adeptos, que sempre acreditaram connosco.
Na próxima temporada, o que não pode faltar para recuperar o título?
-É precisamente isso, o acreditar. Não pode faltar o acreditar da primeira jornada até à última. Temos que entrar em todos os jogos como se fosse numa final, porque nunca vamos saber qual pode ser o jogo do título: pode ser na primeira jornada, como pode ser na última.
Guardião da mística do dragão, como se considera, o "Baixinho" diz que os mais novos e os reforços que vão chegar têm de perceber que estão num clube onde só existe uma palavra: vencer.
Qual a importância deste período de descanso? Consegue desligar por completo do futebol?
-Não vou ter muito tempo de férias por causa da Seleção, mas é sempre bom descansar e aproveitar a família. Pessoalmente, não consigo desligar do futebol a 100 por cento, mas isso é o meu modo de estar.
Vai para o oitavo ano de FC Porto: sente-se um dos guardiões da mística do Dragão?
-Sim, aprendi a ter essa mística. É como eu sempre digo, só quem vive e está ali dentro é que sabe realmente o que é a mística do FC Porto. Sinto-me muito honrado de ser um desses guardiões da mística e de poder a passar realmente o que é a mística para os mais novos e para os reforços.
O verão é sempre um período com entradas e saídas no plantel: o que é que quem chega tem de perceber logo sobre o FC Porto?
-Tem de perceber que está num clube especial, com muita história e com muitos títulos. Tem de perceber que aqui o ganhar é um vício. Somos viciados em ganhar e em conquistar títulos. Quem chega tem de perceber que nunca desistimos e é sempre acreditar até ao fim.
16492436
16492436