Otávio no 16.º clássico com o Benfica depois de ter sido "polvo" com o Portimonense
Médio avança para o 16.º clássico com o Benfica depois de ter sido usado numa posição idêntica à que teve no Mundial; Utilização no duplo pivô do meio-campo resultou no jogo com mais ações do "Baixinho" esta temporada (132). Ninguém foi tão participativo e só Uribe (12 km) o superou na distância percorrida (11,9 km).
Corpo do artigo
A influência de Otávio no processo ofensivo do FC Porto é sobejamente conhecida, mas ficou ainda mais vincada no fim de semana, com o Portimonense, quando Sérgio Conceição lhe pediu que desempenhasse um papel diferente do habitual. À semelhança do que aconteceu na Seleção Nacional durante o Campeonato do Mundo do Catar, o médio alinhou numa das posições do duplo pivô do meio-campo, arma a que o treinador portista recorreu em circunstâncias muito particulares - em desvantagem numérica ou no resultado - e raramente de início.
A verdade é que a experiência resultou num jogo completo do ponto de vista estatístico, com o "Baixinho" a pegar na batuta e a terminar como o jogador mais participativo dos 30 que pisaram o relvado do Dragão no domingo. As 132 ações do internacional português com os algarvios não só são um máximo em 2022/23, a par do encontro contra o Casa Pia, como também um dos registos mais elevados das últimas épocas - só com o Gil Vicente, em 2021/22, fez mais. O "25" espalhou os tentáculos um pouco por todo o relvado e, por isso, foi sem surpresa que chegou ao apito final como o segundo elemento com maior distância percorrida. Os 11,9 quilómetros que correu só ficaram aquém dos... 12 de Uribe, precisamente o parceiro do setor intermediário.
Com a previsível recuperação de alguns dos pesos-pesados, a disponibilidade de Grujic, que estava à bica por amarelos, e Eustáquio "fresco" após uma semana sem viagens, a probabilidade de Otávio regressar ao lado direito do ataque contra o Benfica é alta. Certa é a presença do médio de 28 anos no onze, até porque tem uma experiência em clássicos com os encarnados única no plantel. O internacional português vai para o 16.º da carreira, dos quais perdeu apenas três, enquanto que Pepe "só" participou em 13 e Marcano em nove.
Quatro ofertas contra as águias
A época em que Otávio celebrizou a famosa expressão "Chora bebé" acabou por ser a mais produtiva do internacional português em clássicos com o Benfica. Principalmente no que diz respeito a participações diretas em golos. Das quatro assistências que tem no currículo contra os encarnados - ainda procura o primeiro golo -, três surgiram em 2019/20: na 3.ª jornada do campeonato, na Luz, para Marega; na 20.ª ronda, no Dragão, para Sérgio Oliveira, e na final da Taça de Portugal, em Coimbra, para Mbemba. A outra oferta surgiu já na temporada de 2021/22, na 16.ª jornada da I Liga, para Pepê. Os azuis e brancos, diga-se, ganharam os quatro desafios.