Otávio terminou a época como o brasileiro que mais assistências fez entre os que atuam nas 20 maiores ligas europeias.
Corpo do artigo
Otávio terminou 2020/21 como o jogador com mais assistências em Portugal, mas também como o melhor neste capítulo entre todos os brasileiros que atuam nos 20 principais campeonatos da Europa, de acordo com os coeficientes da UEFA.
Nem o astro da seleção canarinha, Neymar, fez tantas entregas como o portista. Foram 13 assistências, oito no campeonato e mais cinco na Taça de Portugal, em 42 jogos que fazem de Otávio no brasileiro mais "solidário" na Europa. Curiosamente, não fez qualquer passe para golo na Liga dos Campeões.
Neymar terminou a época com menos duas ofertas, tantas como Raphinha (Leeds United) e Everton Cebolinha. O jogador do Benfica, porém, "precisou" de mais 17 jogos do que o compatriota do PSG para atingir esse número e mais 10 do que o extremo que atua em Inglaterra.
Por cá, mesmo juntando as outras nacionalidades, Otávio também se destacou. O portista foi o jogador com mais assistências em Portugal, somando todas as competições, mais uma do que Darwin Nuñez do Benfica e do que Taremi. Se olharmos apenas para a Liga NOS, o iraniano do FC Porto foi o mais "altruísta" de todos, com 11 ofertas para golo. Otávio só fez oito nesta prova, mas compensou com as cinco na Taça de Portugal.
E Taremi foi, precisamente, o companheiro que mais beneficiou dos passes decisivos de Otávio que, recorde-se, já tem dupla nacionalidade e é elegível para a Seleção Nacional. Cinco dos 23 golos do avançado foram oferecidos pelo brasileiro nos jogos com o Famalicão, Farense e Belenenses para o campeonato e Nacional e Tondela para a Taça de Portugal.
Segue-se Marega que aproveitou três assistências de Otávio (Tondela e V. Guimarães no campeonato e, de novo, Tondela para a Taça). Corona (Boavista), Toni Martínez (Fabril), Zaidu (Tondela), Sérgio Oliveira (Nacional) e Grujic (Famalicão) completam a lista de beneficiários.