O médio é o único jogador do FC Porto que acompanhou Sérgio Conceição nos nove títulos desde 2017/18, ainda que, à letra da lei, lhe falte a Supertaça de 2022.
Corpo do artigo
Sérgio Conceição entrou para a história do FC Porto como o treinador mais titulado da história do clube, com nove conquistas, e só um jogador o acompanhou em (quase) todas: Otávio.
A ligação entre ambos até é anterior aos dragões, já que o técnico orientou o médio quando este esteve emprestado ao V. Guimarães, em 2015/16.
Reencontraram-se de azul e branco em 2017/18, no início de um trajeto que já está gravado no quadro de honra. Contudo, à letra das regras, Otávio não tem os mesmos troféus do que Conceição, porque falhou a última edição da Supertaça devido a castigo.
O FC Porto optou por não recorrer da pena de um jogo que também foi aplicada a Diogo Costa, Manafá e Fábio Cardoso, por cânticos anti-Benfica extravasados nos festejos do título nacional, mas nem por isso o médio deixou de receber uma medalha e pegar no troféu. Algo mais do que normal no espírito de grupo incutido pela equipa técnica e, acima de tudo, nada que nos desvie do essencial: Otávio é o fiel escudeiro de Conceição e uma extensão dele no relvado. A título de comparação, três jogadores estiveram nos oito títulos de Artur Jorge, o segundo técnico mais titulado do FC Porto: João Pinto, António André e Jaime Magalhães.
Não se sabe por quantas mais épocas a dupla Sérgio-Otávio defenderá o Dragão, mas é certo que ainda têm três competições para disputar em 2022/23: campeonato, Taça de Portugal e Liga dos Campeões.
Perfeito entendedor da filosofia da equipa, Otávio pode executar várias tarefas e, salvo questões físicas ou disciplinares, raramente Sérgio abdica do camisola 25, que nem sempre teve esta influência na equipa. A temporada 2017/18 até foi discreta, em utilização e produção, mas Otávio explodiu em 2019/20. Desde aí que o internacional português regista, no mínimo, dez assistências por época, sendo que o somatório de golos e ofertas subiu sucessivamente até 2021/22. Acumulou 18 na última temporada e, nesta, já vai em 13.