De olho na dobradinha para coroar a "melhor época da carreira", Otávio deixa transparecer, a O JOGO, um futuro de dragão ao peito.
Corpo do artigo
Ainda em clima de festa e a atravessar um momento superlativo na carreira, Otávio aborda, em entrevista a O JOGO, o terceiro título em seis épocas na equipa principal do FC Porto, o valor que os jovens do plantel mostraram ao longo da temporada e os objetivos imediatos. Isto com o futuro a ser pensado em tons de azul e branco.
Este campeonato foi vencido com recordes à mistura. Tem, por isso, um sabor diferente?
-Sim. Fizemos 91 pontos e 58 jogos sem perder, contando desde a época passada. Entrámos na história do clube, mas o que importa mais são os títulos que conquistamos. Olhamos já para a Taça de Portugal, porque queremos ganhá-la.
A conquista do título foi confirmada em casa do Benfica. Que significado teve para o plantel?
-Há males que vêm por bem. Perdemos em Braga, mas fomos campeões na Luz. Foi tudo perfeito e está tudo perfeito. Como disse, agora queremos ganhar a Taça, para fazer a dobradinha.
Campeão nacional, possível dobradinha e presença na Seleção. É a melhor temporada da sua carreira?
-Sem dúvida. Realizei vários sonhos esta época, um deles foi ir à Seleção Nacional. Era o meu sonho e o meu objetivo a partir do momento em que me naturalizei português. Pude realizá-lo, graças a Deus, e tive a oportunidade de jogar, contribuir e ajudar no objetivo [de ir ao Mundial]. Mas o mais importante é que, dentro do clube, sempre dei o máximo, conquistámos o título e não queremos ficar por aqui. Queremos conquistar mais um.
Apesar de ter 27 anos, já é um dos veteranos da equipa. Como é trabalhar com tantos jovens saídos da formação?
-Não é fácil, mas esses miúdos são boa gente, boas pessoas. Têm famílias que os ajudam, estão a aprender, souberam sofrer e a prova está aí, naquilo que fizeram dentro de campo. Houve vários jovens que foram brilhantes ao longo desta época e têm tudo para crescer ainda mais. Foi perfeito, eles estiveram sempre muito bem.
A época termina com a final da Taça, mas também já está de olho na Supertaça?
-Primeiro, e porque é essa a nossa prioridade, queremos conquistar a Taça, para podermos celebrar a dobradinha. Depois, quando voltar, vou trabalhar para ganhar a Supertaça também e começar bem o campeonato da nova temporada.
É, então, seguro dizer que Otávio vai vestir de azul e branco na próxima época?
-[Risos] Tenho contrato, que saiba não apareceu nada para mim e estou cem por cento focado no que posso fazer pelo FC Porto.
14860932