Médio aparece como peça-chave nos dois esquemas trabalhados na pré-época. Interesse dos dragões em esticar contrato ainda não passou ao papel.
Corpo do artigo
É com o estatuto de imprescindível que Otávio parte para aquela que, por enquanto, surge no papel como a última temporada de ligação ao FC Porto.
12720489
O desejo dos dragões de renovação do contrato ainda não foi formalizado e, de acordo com uma fonte conhecedora do processo consultada por O JOGO, as conversas entre as duas partes encontram-se estagnadas. O que não quer dizer que não haja avanços depois de o mercado encerrar. No entanto, o treinador azul e branco não abdica do brasileiro e prepara-se para lhe voltar a entregar a batuta da equipa, como foi possível perceber pelas informações dos sete jogos de pré-época, realizados à porta fechada, que foram saindo para o exterior.
Conceição trabalhou dois esquemas táticos (4x4x2 e o 4x2x3x1) e em ambos o médio assume-se como uma peça-chave, uma vez que permite uma alteração no sistema durante o encontro sem ser necessário recorrer ao banco. O técnico, de resto, deixou-lhe muitos elogios na primeira parte da extensa entrevista que concedeu ao nosso jornal, quando declarou a preferência pelas estratégias que contemplam um duplo pivot. "O Otávio é um jogador muito inteligente, consegue não só estar perto do Marega, como na nossa primeira parte da construção", explicou Conceição.
Potenciais interessados aguardam por janeiro para sugerirem um pré-acordo ao brasileiro, que está entre os jogadores que o treinador portista pretende manter para atacar o bicampeonato
Esta versatilidade de Otávio fez dele um intocável no Dragão e, como seria de esperar, acabou por captar a atenção de alguns clubes no exterior. Ainda antes de terminar a temporada, surgiram notícias na Alemanha e em Portugal de que o Schalke 04 estaria a seguir o médio e Casillas, numa investida inesperada nas redes sociais, chegou a colocá-lo na lista de alvos do Sevilha e do Nápoles. A verdade é que nenhum dos potenciais interessados avançou com uma proposta suficientemente atrativa e vão aguardando serenamente que o brasileiro de 25 anos entre em 2021 sem o vínculo renovado, já que em janeiro poderiam tentar persuadi-lo a assinar um pré-contrato por restarem menos de seis meses para o fim da ligação com os azuis e brancos. Um cenário que não agrada nada aos dragões, pelo que o tema deverá ser retomado quando as questões relacionadas com o mercado, que encerra a 6 de outubro, estiverem concluídas.
A última época foi a mais regular de Otávio desde a chegada a Portugal. O jogador natural de João Pessoa fixou um novo recorde pessoal de jogos numa temporada (48), somou 11 assistências e marcou por duas vezes (Tondela e ao Moreirense). Números que espera agora superar em 2020/21.