Otamendi quase livre e cobiçado: negociações para renovação ainda não avançaram
Central, que pode comprometer-se com outro emblema já em janeiro, está na mira de clubes de Espanha e Itália.
Corpo do artigo
O Benfica pode "perder" duas das suas principais figuras da defesa já em janeiro. O caso de Grimaldo é conhecido, termina contrato e, pela época que está a realizar, é alvo de grandes emblemas europeus, mas a mesma consideração pode ser aplicada a... Otamendi.
Internacional argentino brilha no Mundial do Catar e, apesar dos 34 anos, acumula clubes interessados. O Benfica ainda não avançou para negociações formais para acertar a renovação contratual.
Mesmo com 34 anos, o central argentino tem-se exibido a um nível elevado, tanto pelas águias como agora pela seleção da Argentina, o que suscita maior cobiça, até porque também ele está a pouco mais de seis meses de ficar livre, o que lhe permitirá vincular-se a outro clube já a partir do dia 1 de janeiro.
As suas exibições pela Argentina foram ontem destacadas pelo jornal espanhol "Marca". Segundo a contabilidade apresentada, Otamendi era já o defesa com mais duelos defensivos ganhos no Mundial, totalizando 22, mais um que o francês Konaté, com uma percentagem de acerto de 88 por cento. Este dado sustenta a importância do defesa, que é visto como um líder na sua seleção, mas também de águia ao peito, com o jornal a recordar a caminhada invicta dos encarnados, com liderança isolada da Liga Bwin e apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões.
Otamendi foi titular pela Argentina nos três jogos já realizados no Mundial, ante Arábia Saudita, México e Polónia, tendo somado 270 minutos.
Por tudo isto, e por estar em final de contrato, o jogador que tem no currículo passagens também por FC Porto, Valência e Manchester City, estará a ser cobiçado, segundo a mesma fonte, por emblemas espanhóis e italianos, estes últimos sobretudo pela imagem que o central deixou nos embates do Benfica com a Juventus na fase de grupos da Champions. E
m paralelo, a SAD benfiquista, que aprecia as qualidades e reconhece o rendimento do jogador, ainda não encetou negociações formais para a renovação. O plano sempre esteve dependente da resposta em campo do central durante a época, agora pode complicar-se com o avolumar de interessados, que pode levar Otamendi a adiar o sonho de terminar a carreira na Argentina com a camisola do River Plate.
15421097
15421417