Campeão do Mundo argentino foi sondado por clubes do México, MLS e pelo Valência, mas o jogador dá prioridade ao Benfica onde se sente confortável e goza o estatuto de capitão
Corpo do artigo
Nicolás Otamendi e o Benfica estão em negociações para que o defesa-central argentino permaneça na Luz por mais uma temporada, pelo menos. O dossiê foi aberto há algum tempo por Rui Costa e as partes continuam a conversar para que o casamento se prolongue por mais algum tempo.
Otamendi, é certo, será um dos convocados para o Mundial de Clubes, desde a primeira hora que o capitão das águias manifestou a intenção de jogar essa competição, e os responsáveis encarnados, uma vez mais, aplaudiram a iniciativa e disponibilidade demonstradas pelo jogador.
Otamendi foi sondado por clubes do México, MLS e pelos espanhóis do Valência, onde esteve uma temporada, mas dá total prioridade ao Benfica, pois sente-se importante no clube e gosta do papel (capitão) que desempenha para lá do contributo nos relvados, onde é titular indiscutível.
O Valência poderia merecer uma avaliação mais cuidada porque iria jogar num dos principais campeonatos da Europa, a La Liga, mas o campeão do Mundo pretende um desafio mais empolgante e quer estar presente nas competições europeias e não limitar-se a lutar pela permanência, como acontece nos últimos tempos com o clube espanhol.
Além disso, está a um ano do Campeonato do Mundo e embora não haja garantias sobre o percurso na próxima época de águia ao peito, sabe que goza de um estatuto especial na Luz e de estabilidade, factores determinantes para estar presente no próximo Mundial, certamente o seu último pois fará 38 anos.
A nível individual, a época que terminou foi a sua melhor, com 62 jogos disputados (5508 minutos), oito golos e três assistências. Olhando apenas para o rendimento no Benfica, foram 50 jogos (4445 minutos), sete golos e três assistências.