O avançado italo-argentino Pablo Osvaldo, a caminho do FC Porto a custo zero, deixa para trás uma extensa lista de clubes por onde passou, polémica e golos.
Corpo do artigo
O FC Porto está a negociar a contratação de Pablo Osvaldo, italo-argentino que atuou no Boca Juniors na temporada passada. No entanto, a carreira do avançado de 29 anos já conheceu muitos clubes e muita polémica.
Osvaldo começou a carreira de futebolista no Club Atlético Huracán, em 2005. Atalanta, Lecce, Fiorentina e, depois, o Bolonha marcam a dança de clubes de Osvaldo por Itália. As passagens pelos vários clubes mantiveram-se curtas, no entanto, seguindo-se a liga espanhola, onde atuou pelo Espanhol durante uma temporada e meia.
A polémica começou quando chegou à Roma, em 2011. Em novembro, Osvaldo zangou-se com o companheiro de equipa Érik Lamela, depois deste não ter passado a bola ao italo-argentino, situação que valeu a Lamela "um murro na cara". O percurso do avançado não se tornou menos atribulado depois disto, tendo no final da época insultado o treinador Aurelio Andreazzoli por este apenas lhe ter dado 15 minutos de jogo.
Seguiu-se o Southampton, onde voltou a encontrar a polémica. Em janeiro de 2014, Osvaldo foi suspenso durante duas semanas por ter entrado numa acesa discussão com José Fonte, "iniciada por Osvaldo". Depois de ter deixado o clube, o avançado seguiu para a Juventus, Inter e, mais recentemente, Boca Juniors.
Longe das polémicas, porém, Osvaldo mantem bons números dentro das quatro linhas: nas duas temporadas que passou na Roma, apontou 28 golos. Em temporada e meia no Espanhol, conseguiu assinar mais 22. No empréstimo ao Inter, em 2014/15, encontrou o fundo das redes sete vezes em 19 jogos.