Oskar Pietuszewski com 18 minutos que entram para os livros de História do FC Porto

Oskar Pietuszewski
Miguel Pereira
Extremo foi decisivo para o triunfo em Guimarães na noite em que se estreou pelos dragões, tornando-se no estrangeiro mais jovem de sempre do clube a jogar no campeonato. Três meses mais novo, o polaco ultrapassou o brasileiro Anderson. Debute de sonho com grande destaque na Imprensa do seu país. Falha Plzen por não estar inscrito na Liga Europa.
Uma estreia de sonho, que fica para a História. Oskar Pietuszewski foi o ás de trunfo que Francesco Farioli sacou em Guimarães, irreverente e destemido, sofreu a falta para a grande penalidade que Alan Varela converteu no único golo da partida e ainda arrancou o segundo amarelo a Telmo Arcanjo. Foram apenas 18 minutos em campo (mais descontos), suficientes para deixar a sua marca e criar um primeiro impacto que deixou os adeptos portistas entusiasmados e a Imprensa do seu país eufórica. Além disso, Oskar entrou direto para os livros, tornando-se no jogador estrangeiro mais jovem de sempre a representar o FC Porto. Na quinta-feira, refira-se, não poderá voltar a jogar porque ainda não foi inscrito nas provas europeias.
Oskar rendeu Borja Sainz aos 72" e debutou pelos portistas aos 17 anos, sete meses e 29 dias, superando o brasileiro Anderson, utilizado por Co Adriaanse frente ao Nacional com 17 anos, dez meses e 20 dias. O guarda-redes Kadú, refira-se, jogou ainda com uma idade mais precoce, mas foi numa partida da Taça de Portugal. Como curiosidade, no espaço de quatro dias, Farioli tornou Thiago Silva no mais velho de sempre e Oskar (neste caso entre os estrangeiros), que tem bem menos de metade dos 41 anos do central, no mais novo a vestir a camisola dos azuis e brancos.
Os ecos do impacto da estreia na Polónia foram imediatos e até o antigo clube, o Jagiellonia, reagiu. "Bravo, Oski! Mal podemos esperar por mais!", pode ler-se numa publicação do emblema de Bialystok. Na Imprensa, o jovem foi apelidado herói da partida. "Teve uma exibição brilhante. O jovem extremo teve a sua oportunidade aos 72 minutos, com o resultado ainda indefinido, e foi graças a ele que os dragões garantiram os três pontos", escreveu o "igol.pl". "Os adeptos polacos aguardavam ansiosamente por este dia desde o anúncio da transferência", sublinhou o "Sportowefakty".
Ecos na Imprensa da Polónia
Assumiu o controlo
"Entrou em campo com confiança, assumiu o controlo da partida, driblou, dominou a posse de bola e sofreu um penálti. Se vais juntar-te a uma equipa, esta é a maneira de o fazer".
Compensou bastante
"Foi graças a ele que os dragões garantiram os três pontos. O jogo não estava a correr bem, mas a entrada do jovem de 17 anos compensou bastante para o treinador Farioli".
Corajoso na área
"Avançou corajosamente para a área, onde sofreu falta de um adversário. A reação do polaco de 17 anos, efusiva como se tivesse marcado um golo, rapidamente se espalhou pelas redes sociais".
Rapidamente herói
"Sem hesitação, medo, dúvida ou nervosismo. Cada movimento demonstrava que estava pronto. Uns impressionantes 18 minutos, durante os quais conquistou rapidamente o título de herói".
Entrada de dragão
"Isto é o que eu chamo a entrada de um dragão... nos dragões. Arrombou as portas com estreia absolutamente de sonho. Deu as boas-vindas ao campeonato português com grande estilo".
Momento memorável
"Um momento memorável para Oskar, entrando no segundo tempo frente ao Vitória de Guimarães. E mais: tornou-se o herói da equipa! A sua ação decisiva é imperdível".

