Sérgio Conceição já é o treinador com mais vitórias nos dragões, mas ainda persegue outras marcas. Algumas podem cair esta temporada. De técnico com mais ligas e Taças de Portugal pelo FC Porto a mais dobradinhas em Portugal, há razões suficientes para Sérgio manter a equipa ligada à ficha. E no final do mês pode somar troféu inédito.
Corpo do artigo
"Estamos sempre à procura da perfeição, de sermos melhores amanhã do que fomos hoje". A frase de Sérgio Conceição no dia em que conquistou o primeiro campeonato pelo FC Porto, a 5 de maio de 2018, é uma espécie de lema de vida para o treinador, que não descansa à sombra do sucesso, mesmo depois de ter superado vários recordes no clube e no país.
O de técnico mais vitorioso da história dos azuis e brancos (216), que partilhava com José Maria Pedroto (215) até quarta-feira, foi apenas mais uma meta ultrapassada por Conceição, numa temporada em que poderá, pelo menos, atingir mais sete. Umas a solo, outras partilhadas.
Duas dessas metas, refira-se, poderão ser consumadas já este mês e de uma só vez: pode tornar-se o primeiro portista a conquistar a Taça da Liga, o que aumentaria para nove o total de títulos conquistados no clube e deixaria para trás o recorde que partilha com Artur Jorge (oito). Para isso, terá de começar por superar nas meias-finais da prova o Académico de Viseu, com quem também marcou encontro nos quartos de final da Taça de Portugal após vencer o Arouca. Só esse triunfo garantiu que, no mínimo, Conceição (300) ultrapassará a melhor marca de jogos de um treinador no FC Porto esta temporada, uma vez que, sem mais eliminatórias, terá mais 23 jogos para disputar.
Mais difícil de alcançar em 2022/23, mas não impossível, é o recorde de campeonatos ganhos por um treinador no FC Porto (quatro). A desvantagem de sete pontos para o topo da classificação, ocupado pelo Benfica, reduziu drasticamente a margem de erro da equipa, que precisaria de realizar uma ponta final a roçar a perfeição para o conseguir. A acontecer, Conceição (141) poderia tornar-se, também, o técnico com mais vitórias pelos azuis e brancos na liga, já que está a 15 das 159 de Pedroto e ainda existem 19 jornadas para disputar. Além disso, também ficaria a meio caminho de igualar Otto Glória como únicos treinadores em Portugal a conquistar três dobradinhas. Para isso, lembre-se, teria também de vencer pela terceira vez na carreira a Taça de Portugal, algo que só Pedroto logrou nos azuis e brancos.
Importa recordar que do currículo de Sérgio Conceição constam mais recordes do que apenas o de treinador com mais vitórias no FC Porto. O técnico foi também aquele que mais pontos fez numa edição do campeonato em Portugal (91) e mais jogos consecutivos esteve sem perder na prova (58). A estas junta outras marcas nos azuis e brancos no panorama internacional: mais pontos numa fase de grupos (16) - em igualdade com António Oliveira (1996/97) -, mais triunfos (20) e mais jogos (40) na Liga dos Campeões. Nada mau para quem leva seis épocas no Dragão.
OBJETIVOS
Treinador com mais troféus no FC Porto
Sérgio Conceição igualou os oito troféus de Artur Jorge em agosto e procura agora subir ao trono do FC Porto a solo. Só precisa de um e ainda está em quatro competições.
Mais campeonatos ganhos no clube
Conceição tem tantos sucessos na liga pelos dragões como Artur Jorge e Jesualdo Ferreira: três. O "Rei" chegou a ser bicampeão e o "Professor" tricampeão.
Os títulos de Sérgio foram intercalados.
Igualar recorde de Taças de Portugal
A melhor marca está na posse de José Maria Pedroto, que venceu a prova-rainha pelos azuis e brancos em três ocasiões. Conceição contabiliza duas.
Primeiro portista a vencer a Taça da Liga
Sérgio já é o treinador com mais presenças na final da prova, mas ainda procura o primeiro triunfo nesse jogo. Vítor Pereira e Jesualdo Ferreira também lá chegaram e perderam.
Mais jogos realizados pelos azuis e brancos
O "Mestre" colocou a fasquia nos 322 e Conceição leva 300. Até ao final da época vão jogar-se, pelo menos, mais 23 jogos, pelo que o recorde será batido.
Mais triunfos na Liga pelo FC Porto
Pedroto conseguiu 159 em três períodos: 1966-1969, 1976-1980 e 1982-1983. O técnico atual está a 15 de distância, com 19 jornadas por disputar.
Mais dobradinhas em Portugal
Conceição é o único português com duas dobradinhas no currículo e persegue agora o recorde global, fixado por Otto Glória (1954/55, 1956/57 e 1968/69), no Benfica.