Só por uma vez é que os canarinhos sofreram mais golos nesta fase da época. Números preocupantes e pouco vistos, nos últimos 25 anos, na I Liga.
Corpo do artigo
O Estoril é, juntamente com Tondela, Moreirense e Aves, uma das equipas que ocupam o último lugar da tabela classificativa e vem de uma fase terrível de cinco derrotas consecutivas para a I Liga. E estes maus resultados explicam-se sobretudo pela inconsistência defensiva dos canarinhos, que são a pior defesa do campeonato, com 20 golos sofridos nas oito jornadas disputadas - média de 2,5 golos por jogo.
Em 26 presenças no principal escalão do futebol português, só por uma vez é que o emblema de Cascais chegou a esta fase com mais golos sofridos e tal aconteceu na longínqua época de 1951/52, ou seja, há 66 anos. Nessa altura, os estorilistas tinham 29 golos sofridos à oitava jornada e terminaram o campeonato no nono lugar.
Mais recentemente, poucas vezes se viu uma equipa chegar a esta fase da temporada com tantos ou mais golos sofridos. Aliás, nos últimos 25 anos, só quatro clubes estiveram numa situação defensiva pior do que a do Estoril na oitava jornada: Estrela da Amadora (2003/04, 22 golos), Campomaiorense (1995/96, 23 golos), Portimonense (1989/90, 21 golos) e Salgueiros (1984/85, 26 golos). Deste quarteto, só o Salgueiros conseguiu evitar a descida de divisão nessa temporada.