O presidente dos encarnados foi confrontado com o interesse dos toffees no treinador tetracampeão nacional, mas apontou para o valor da cláusula de rescisão fixada em 15 milhões de euros
Corpo do artigo
Vinculado ao Benfica até junho de 2020, como ficou definido no contrato renovado por dois anos em abril deste ano, Rui Vitória não tem ainda o seu futuro imediato cimentado à frente dos destinos técnicos dos encarnados, principalmente porque continua nos planos do Everton - esta quarta-feira a imprensa inglesa aponta para Sam Allardyce como sucessor de Ronald Koeman -, depois de uma primeira recusa de... Luís Filipe Vieira.
Segundo O JOGO apurou, os dirigentes do emblema inglês, depois de terem despedido Ronald Koeman, um antigo técnico do Benfica, tentaram contratar Marco Silva ao Watford. Perante a nega recebida, lançaram novo ataque a outro treinador português: Rui Vitória. Em cima da mesa de Luís Filipe Vieira foi colocado um papel timbrado com um número que não fez vacilar o presidente das águias. Ofereceram os ingleses uma verba a rondar os seis milhões de euros. Vieira avaliou e recusou, apontando para o valor estipulado na cláusula de rescisão do seu contrato: 15 milhões de euros. E, segundo apurámos, a decisão foi sustentada pela confiança que o presidente tem no técnico, até pelo sucessivo lançamento de jovens da formação do clube, e também por estar o Benfica na luta pelo título, pelo que a troca de treinador poderia assumir-se como um alto risco desportivo.
Como consequência, o Everton passou ao ataque a outras opções, nomeadamente a Paulo Fonseca, técnico português dos ucranianos do Shakhtar. Contudo, o nome de Rui Vitória, que teve conhecimento da abordagem do emblema da Premier League, não foi apagado da lista. Porque, embora se fale também em Sam Allardyce, os seus responsáveis estão a avaliar a possibilidade de carregar nos milhões para alcançar a fasquia estabelecida por Luís Filipe Vieira, que não pretende ter rombos na estrutura técnica antes da decisão do clássico de sexta-feira com o FC Porto.