Os pontos de contacto entre Sporting e Besiktas: Matheus Reis, Paulinho, Tello... e não só
Matheus Reis fez dois bons jogos na Europa e deve ser titular. Vergou o Besiktas pelo Rio Ave. Esta e outras curiosidades sobre o jogo do Sporting na Turquia.
Corpo do artigo
Matheus Reis já eliminou os turcos
Matheus Reis chega à Turquia num momento de afirmação e estará, previsivelmente, no onze titular do jogo contra o Besiktas. A capacidade nos duelos defensivos e a velocidade são argumentos para o canhoto alinhar como ala esquerdo, no lugar de Rúben Vinagre.
Se no posicionamento defensivo Matheus tem correspondido e até feito melhor do que o ex-Famalicão - basta recordar a primeira parte de Vinagre frente ao Ajax - também mostrou precisão no passe e certeza na saída de bola. Leva dois jogos como titular na Liga e em Dortmund, onde surgiu como titular, saiu de campo como um dos melhores do jogo.
Do Besiktas tem boas memórias, pois converteu o penálti decisivo que permitiu ao Rio Ave chegar ao play-off da Liga Europa em 2020/21, assumindo a capacidade técnica que fez dele, na formação, um médio ofensivo. Pouco depois desse jogo seria afastado da equipa antes de rumar ao Sporting, como era a sua pretensão.
Paulinho ataca estatuto de carrasco
Em 2019/20, o Braga passou em primeiro lugar no Grupo K da Liga Europa e arredou o Besiktas. Um dos grandes responsáveis foi Paulinho que bisou contra os turcos na Pedreira, num jogo onde também estavam Esgaio e João Palhinha. Na Europa, o avançado também marcou duas vezes contra Brondby e a maior vítima foi o FH Hafnarfjordur, da Islândia, contra o qual fez três golos em dois jogos.
Experiente Neto pode fazer a meia centena
O defesa central Neto pode hoje cumprir o jogo 50 em provas europeias. O jogador do Sporting fez 18 encontros na Champions, onde venceu 11 vezes. Curiosamente, nunca empatou. Já Coates vai hoje somar a partida 40 na Europa.
Pontuar evita a pior série de derrotas
O Sporting entra hoje em Istambul à procura de pontos e de evitar a pior sequência na fase de grupos. Além das duas derrotas com Ajax e Dortmund, os leões também foram batidos pelo Barcelona em 2017. Se perder com o Besiktas, o Sporting soma uma inédita quarta derrota seguida na Liga dos Campeões. Na antiga Taça dos Campeões Europeus, porém, já teve semelhante registo, entre 1982 e 1983.
Rivais com muitos pontos de contacto
O Besiktas e o Sporting têm semelhanças históricas. Os dois sagraram-se campeões na última época e estão aproximados em títulos. As Águias Negras têm agora 16 campeonatos, já o Sporting chegou ao 19.º e ambos são os terceiros mais titulados nas respetivas ligas. Atletismo, remo, xadrez, voleibol, ténis de mesa, futebol de praia e ginástica são modalidades em que ambos investem.
Negócios começaram com Rodrigo Tello
Depois de sete anos em Lisboa, Tello rumou ao Besiktas, abrindo a ponte entre os dois clubes. Júlio Alves, da equipa B, em 2012, Diaby, em 2019, e Rosier, cedido em 2020 e comprado em 2021, também saíram para Istambul.