O Boavista e o Braga foram as equipas "pequenas" que mais vezes comandaram o campeonato desde os três pontos por vitória.
Corpo do artigo
A liderança isolada do Braga é coisa rara porque desde os três pontos por vitória o triunvirato dos grandes reduziu a apenas sete por cento a probabilidade de alguém de "fora" o conseguir.
Nas 756 jornadas estudadas (desde 1995/96, época a partir da qual as vitórias passaram a valer três pontos), apenas em 55 rondas os pequenos provaram esse gosto. O Boavista e o Braga foram os mais abusadores e houve até uma vez que os axadrezados lá estiveram meio campeonato... e ganharam-no, na época de 200/01.
As lideranças dos que correm por fora acontecem, regra geral, ainda no primeiro terço do campeonato, mas há notáveis exceções como o assalto do Braga na 24.ª jornada de 2011/12, embora só lá tenha ficado uma jornada. O desafio da equipa de Abel Ferreira é agora conseguir bater o recorde das sete jornadas passadas no primeiro lugar, em 2009/10. Nesse sentido, o Benfica-FC Porto da próxima jornada joga claramente a favor dos arsenalistas.