A grande época de Alex Telles, a melhor da carreira, conheceu mais um capítulo de sucesso frente ao Portimonense. Registos são impressionantes...
Corpo do artigo
A partida com o Portimonense caminhava rapidamente para o final, o FC Porto estava na iminência de perder dois pontos importantes na luta pelo título e os adeptos já desesperavam nas bancadas com a incapacidade revelada pela equipa para chegar ao golo, até que apareceu... Alex Telles. O brasileiro encheu-se de fé, a mesma que o costuma acompanhar diariamente, e arrancou uma bomba de fora da área capaz de transformar o sofrimento em alegria.
Alex Telles tem uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros e contrato válido com o FC Porto até junho de 2021
Alex Telles tem sido um dos jogadores mais influentes da época portista, provavelmente até o mais influente, e o papel de herói assentou-lhe na perfeição na noite de domingo. O lateral é mesmo o jogador do plantel com maior preponderância no plano ofensivo nos jogos do campeonato, tendo apontado, frente ao Portimonense, o oitavo golo na competição, aos quais junta ainda cinco assistências.
Feitas as contas, Alex Telles já participou diretamente em 13 golos na I Liga (em 21 partidas), o que lhe garante uma influência direta em 28 por cento dos golos da equipa, algo sem paralelo no plantel portista. Aliás, e alargando a análise às restantes 17 equipas do campeonato, o lateral só perde mesmo para um ponta de lança, Carlos Vinícius, e dois médios-ofensivos, Pizzi e Bruno Fernandes - que entretanto se transferiu para o Manchester United. É obra!
Aliás, o segundo defesa mais bem colocado nesta lista, apresentada ao detalhe no quadro em cima, surge apenas na 32.ª posição, é Tapsoba, ex-V. Guimarães, que em janeiro também se transferiu, para o Bayer Leverkusen, e somou cinco golos e uma assistência antes de se mudar para a Alemanha.
Durante o dia de ontem, de folga para os jogadores, Alex Telles continuava a sentir as emoções da véspera. "Ainda sem palavras para o que aconteceu... Juntos somos mais fortes. Parabéns, malta!", escreveu Telles, nas redes sociais. O lateral é mesmo o melhor marcador do FC Porto no campeonato, com mais um golo do que os dois principais pontas de lança da equipa, Soares e Zé Luís (somam sete cada um).
Os oito golos apontados pelo lateral na I Liga são o melhor registo entre os defesas de todos os campeonatos na Europa
Por tudo isto, os elogios às exibições do brasileiro têm chegado um pouco de todo o lado - ainda recentemente foi Wendell, adversário no Leverkusen, a considerar que o compatriota tem uma cláusula de rescisão baixa (40 milhões de euros). Mas há mais: com o golo ao Portimonense, Alex Telles passou também a ser o lateral mais goleador da história do FC Porto, com 21 golos, mais um do que João Pinto.
No entanto, o brasileiro chegou a esta marca com 180 jogos, enquanto o eterno capitão precisou de... 482. Só esta época, Alex já leva 10 remates certeiros, nas três anteriores, pelo FC Porto, festejou 11 vezes.
Alex Telles é o defesa com maior participação direta em golos no campeonato e o quarto entre todos os jogadores em Portugal
Apesar destes números impressionantes, a influência de Telles extravasa o que se passa no relvado, uma vez que o lateral é igualmente um dos jogadores com maior peso no balneário - integra o lote de capitães da equipa. Sinal disso é a vontade da SAD em lhe prolongar o contrato que termina no final da próxima temporada, havendo já conversações nesse sentido entre as partes.
Enquanto isso, o lateral vai sendo seguido, com naturalidade, por vários clubes europeus, ainda que a SAD lhe tenha colocado, pelo menos no último mercado de inverno, o selo de inegociável. Por essa altura, de Itália surgiram noticias de um alegado interesse da Juventus, que não chegou a confirmar-se.
Defesa mais goleador da Europa
Para além de ser o melhor marcador do FC Porto no campeonato, Alex Telles também é o defesa com mais golos marcados em todas as ligas europeias. O remate certeiro frente ao Portimonense serviu para o brasileiro se adiantar à concorrência, composta por Robin Gosens (Atalanta), Philipp Max (Ausgburg), Domenico Criscito (Génova) e Marius Constantin (Gaz Metan, da Roménia), todos com sete remates certeiros.
Em termos absolutos, Telles já marcou 10 golos esta temporada, uma vez que também já tinha feito o gosto ao pé na Taça de Portugal (frente ao Ac. Viseu) e na Taça da Liga (com o V. Guimarães). Desde que chegou ao FC Porto, em 2016, o brasileiro marcou 21 golos, que fazem dele o quarto defesa mais goleador da história do clube, atrás apenas de Geraldão (23 golos), Jorge Costa e José Carlos (25 golos).